Alegando crise financeira, Délia ordena alunos de séries diferentes dividirem a mesma sala na zona rural

Os pais dos alunos vão protocolar na manhã desta terça-feira (20) uma denúncia no Ministério Público contra a Prefeitura de Dourados.

  • Karol Chicoski
Secretário de Educação e prefeita decidem que alunos do 4° e 5° ano devem estudar na mesma sala, na Escola Fazenda Miya (Foto: A.Frota)
Secretário de Educação e prefeita decidem que alunos do 4° e 5° ano devem estudar na mesma sala, na Escola Fazenda Miya (Foto: A.Frota)

Pais de alunos da Escola Municipal Fazenda Miya, localizada no distrito do Guassú, vão protocolar na manhã desta terça-feira (20) uma denúncia no Ministério Público contra a Prefeitura de Dourados. 

Indignada, a mãe de uma aluna informou a reportagem da 94FM que a situação na escola é complicada, além de não ter professor suficiente para todas as turmas, não têm aulas nas terças e sextas-feiras, desde o início do ano letivo de 2018 e, para piorar a situação, a prefeita Délia Razuk e o Secretário de Educação Upiran Jorge Gonçalves, na quinta-feira passada (15), ordenaram os alunos de séries diferentes, o 4° e o 5° ano, com 22 alunos, dividirem a mesma sala. 

Saiba mais:
Prefeitura de Dourados arrecadou R$ 4 milhões a mais com ICMS em 2018
Alunos são prejudicados por falta de professores nas escolas e creches municipais

A prefeita e o secretário alegam que a decisão ocorre porque o número de alunos é pequeno, por isso, o certo é juntar os alunos em uma sala só. A mãe da aluna disse ainda que Délia e Upiran falaram que não tem como voltar atrás sobre essa decisão, porque a prefeitura está passando por crise financeira e é preciso cortar gastos.

Não se sabe qual é a ideia da prefeita, se dar o mesmo conteúdo para as duas turmas ou matérias diferentes para cada uma. Mas, independentemente da decisão, os pais alegam dificuldade, já que os alunos chegam cansados na escola, porque precisam acordar às 03h30, pegar ônibus às 04h e ir à escola e se deparar com uma situação dessa. 

No total, são 74 alunos na Escola Fazenda Miya, que sofrem com a falta de organização da administração municipal. 

Educação pede socorro

Além da Fazenda Miya, outras escolas da cidade estão sofrendo com a falta de professores e, por isso, muitas vezes não têm aula ou são dispensados mais cedo. Como o caso de ontem (19), onde uma mãe divulgou um bilhete que foi entregue ao seu filho para informar que os alunos seriam dispensados mais cedo, às 14h, por falta de professores na Escola Municipal Neil Fioravante, o Caic. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Luzinete

    Luzinete

    Não são só as escolas que estão sem professores, os postos de saúde estão sem médicos! Como é possível isso? Até quando teremos que suportar? Levei meu filho ao posto de saúde na terça e disseram que só na sexta ou começo da semana. Agora tenho que conversar com a doença e pedir para ela esperar o médico chegar! !! Affff

  • Rosimeire meireles dos Santos

    Rosimeire meireles dos Santos

    É uma vergonha mesmo, meu filho fica no ceim são Francisco em dourados Onde só está tendo aula segunda e terça por a professora está de atestado e a prefeitura disse que não vai mandar substituta

  • Maria

    Maria

    Onde está o sindicato para intervir nisso?

  • Lucas

    Lucas

    Administração vergonhosa!
    Tivemos o tal de Ari Artuzi, que veio do Paraná ou Santa Catarina, parece. Um cidadão totalmente despreparado e desiquilibrado......hoje, presenciamos um cenário parecido de gente incapacitada e incompetente para governar com seriedade e transparência a nossa querida Dourados.

  • Flavia

    Flavia

    A má administração pública vai gerar uma série de problemas para essas crianças que já carregam inúmeras deficiências em relação ao ensino público, sem contar que esses reflexos nós sentiremos logo á frente. Antes tínhamos uma saúde deficiente agora temos a educação também, isso sem contar os degraus que estão construindo nas ruas principais da cidade um descaso total com os nossos impostos. O serviço está sendo feito só que sem fiscalização e nós estamos tendo prejuízo com manutenção de veículo.

  • Adilson Domingos

    Adilson Domingos

    O que mais me admira neste fato relatado, é que a prefeita Délia RAZUK, tendo como formação universitária a LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, isto é EDUCADORA INFANTIL, sabendo que este conceito educativo de series diferentes em uma mesma sala não da certo, a mesma junto com um ''Advogado'' que já foi Promotor da Infância insistirem neste conceito educativo já a muito tempo foi expurgado do atual e moderno sistema de ensino.

  • Daleti

    Daleti

    É como nas creche desde q começou não tem todas as sesta feira ..

  • WAGNER MS

    WAGNER MS

    QDO 1 DETERMINADO PREFITO DO INTERIOR PAULISTA, QRIA VENDER 1 VEICULO DEIXADO PELO PREFEITO ANTERIOR, A OPOSIÇÃO PEDIU JUSTIFICATIVA PARA TAL ATO..O SECRETARIO DO PREFEITO FOI A CÂMARA E JUSTIFICOU.."A INTENCAO ERA PQ O VEICULO TA LA ,IGUAL OS VEREADORES ,E NINGUÉM SABIA PRA Q SERVIA" .. AQUI SAO OS DA SITUACAO!

  • Pedro

    Pedro

    A Dilma Douradense, é muito pior que a original.

  • Gislaine

    Gislaine

    Era só o que faltava até quando o povo vai deixar essa louca no poder e agora com outro desequilibrado no comando

  • Eliani

    Eliani

    Como falam sem saber , ouçam o Secretário de Educação pelo amor de Deus.

  • Thiago

    Thiago

    Provou em 1 ano que não tem capacidade nenhuma de ocupar o cargo.
    Pede para cagar e sai que fica menos vergonhoso.

  • Patricia

    Patricia

    Minha filha teve só uma semana de aula e mesmo assim saindo as 15:30 hrs...depois disso nao teve mais aula!
    Hoje 20/03 liguei na escola Aurora e me disseram que não tem previsao de quando vai ter professor para sala dela. Isso é um absurdo!

  • Patrícia

    Patrícia

    Realmente é uma falta de respeito com os alunos e os pais na escola Antônia Cândida de Melo só tem aula até às 10 desde o início do ano letivo fora algumas salas que nem aula estava tendo retornaram ontem é um descaso com a população

  • Silvio Santos

    Silvio Santos

    Não sou de Dourados, mas quem faz parte da colônia agrícola de Dourados, a essa cidade como se fosse sua. Uma pena.

  • Cleber moraes

    Cleber moraes

    Que barrela esse prefeita joguei fira meu voto fora Délia.

  • Ana lucia Siqueira Nunes

    Ana lucia Siqueira Nunes

    Cortar gastos... por que ela não começa com os cargos comissionados. Q pena que uma cidade tão linda como Dourados esteja passando por uma situação dessas.

  • Ester

    Ester

    Ja passou da hora dessa mulher pedir pra sair.....não da conta?? Então SAI....

  • Luzia

    Luzia

    Que pena fico triste de saber que depositei meu voto todo nessa prefeita que acabou com a cidade as escolas sofrem por falta de professores mais senão tivesse tantos cargos de confiança ia sobrar dinheiro todo órgão público ta cheio deles até o procon ta horrível o atendimento.

  • Liosmar

    Liosmar

    A prefeita esqueceu da cidade e dedica todo o seu tempo aos cuidados de sua própria casa.

  • Sandra

    Sandra

    Infelizmente a população se pautou por 3 meses de administração que foram lembrados exaustivamente na campanha.O povo não tem noção da responsabilidade de um voto.Deu nisso aí.Pior é que ela dizia que iria cuidar da cidade como cuidava da própria casa.Agora sabemos a bagunça que é a casa dela.kkkkk

  • Ryan

    Ryan

    Cortar gastos... Começa com os cargos comissionados.

  • Juliano

    Juliano

    a crise esta feia msm, enquanto a educação esta sucateada, la na camara so de lanchinhos vao gastar mais de 70 mil, eh uma pouca vergonha msm

  • Dora

    Dora

    Uma vergonha. Com esse tanto de cargo de confiança. Ea prefeita vem dizer que precisa economizar em educação e saúde? É pessoal o Dom Pedro I de vocês deu mal rsrs.. Quando ela brincou de prefeita na epoca do Ari Artuzi. Se mostrou o Fom Pedro I Ela ia descobrir Dourados. Prometendo inúmeras coisas que nunca ira cumprir né?

  • Jucimar

    Jucimar

    Tá ficando difícil mesmo né, mas é somente esta escola que esta assim com poucos alunos matriculados e precisa juntar as salas. Isso é falta de vergonha dos comissionados e puxa sacos da SEMED, que podiam tirar a BUNDA das cadeiras e sair um pouco do ar condicionado e visitar as escolas para ver a realidade. Sei que tem escola municipal que esta com salas com 17, 18, 19 alunos e os digníssimos da SEMED não mexem, será que esta escola que estão mexendo seria por outras razões. Podia economizar com essas também se a CRISE esta assolando DOURADOS.