Alunos da rede municipal não vão ser dispensados em dias de jogos do Brasil

Secretário de Educação de Dourados orientou diretores e coordenadores a buscarem formas de reunir estudantes para assistirem partidas nas unidades escolares

Estudantes da rede municipal de Dourados não serão dispensados das aulas em dias de jogos da Seleção (Foto: A. Frota)
Estudantes da rede municipal de Dourados não serão dispensados das aulas em dias de jogos da Seleção (Foto: A. Frota)

Estudantes matriculados nas escolas e centros de educação infantil do município não serão dispensados nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo da Rússia. A orientação foi repassada quinta-feira para diretores e coordenadores dessas unidades pelo secretário de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva. 

“Em decorrência dos jogos da Copa do Mundo, esclarecemos que os dias letivos devem ocorrer normalmente nos dias de jogos do Brasil, salientamos que as Unidades Educativas podem organizar uma forma de assistir aos jogos com os alunos. Após o encerramento, as atividades de ensino-aprendizagem devem ser realizadas normalmente”, consta na CI (Comunicação Interna) número 163/2018.

Essa determinação, contudo, vale apenas para a rede municipal. O Governo de Mato Grosso do Sul estabeleceu que quando a Seleção Brasileira jogar no período da manhã, só haverá expediente nas repartições públicas estaduais, incluindo escolas, será das 13h às 17h30. Caso o jogo seja à tarde, os serviços vão das 7h30 às 12h.

No próximo domingo, dia 17, o Brasil estreia na Copa, em jogo contra a Suíça, agendado para às 14h, no horário de Mato Grosso do Sul. No dia 22 de junho, uma sexta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta a Costa Rica às 8h (também no horário estadual). E no dia 27 de junho, quarta-feira, a equipe brasileira fará seu último jogo da fase de grupos, contra a Sérvia, às 14h.

Pais e professores consultados pela reportagem da 94FM manifestaram preocupação com a norma estabelecida pelo secretário de Educação de Dourados. O temor é quanto aos perigos para estudantes deixarem as unidades educacionais em meio a eventuais comemorações de torcedores, já que até o comércio local tem possibilidade de fechar nos períodos de jogos.

Com aproximadamente 27 mil estudantes matriculados em centros de educação infantil e escolas, a rede municipal de ensino de Dourados já teve todo o primeiro bimestre afetado pela falta de professores provocada por um processo judicial que acusa irregularidades nas contratações de educadores temporários por parte da prefeitura.

No início deste mês a Secretaria Municipal de Educação informou que as unidades educacionais que não conseguirem repor os dias letivos afetados poderão estender as aulas até o dia 30 de dezembro. (saiba mais

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Assistir jogo com crianças?Quem consegue? Gostaria de presenciar isso.A molecada vira uns capetinhas até quando os profs. querem que assistam um filminho infantil.Imaginem jogos de futebol!kkkkBom jogo para os profs.

  • ELIS

    ELIS

    E A EDUCAÇÃO VAI PRO BREJO!