Alvo de processo, procuradora-geral do município de Dourados deixa o cargo

Lourdes Peres Benaduce pediu e teve designação revogada pela prefeita Délia Razuk (PR); ela é alvo de ação do MPE que pede perda da função pública e aplicação de multa

Lourdes Peres Benaduce pediu para deixar cargo de procuradora-geral do município de Dourados (Foto: A. Frota)
Lourdes Peres Benaduce pediu para deixar cargo de procuradora-geral do município de Dourados (Foto: A. Frota)

A prefeita Délia Razuk (PR) revogou a designação de Lourdes Peres Benaduce para o cargo de procuradora-geral do município de Dourados. Servidora efetiva desde 2010, ela mesma pediu para deixar esse posto assumido no dia 1º de janeiro de 2017. Atualmente, a procuradora municipal é alvo de processo movido pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) com pedido de perda da função pública e aplicação de multa superior a R$ 2 milhões. 

Leia também:
-MPE quer perda da função pública e multa à procuradora municipal por morte de criança
-Procuradora municipal rebate denúncia do MPE em ação que pede perda do cargo

Publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta terça-feira (29), o Decreto nº 1.050 de 29 de maio de 2018 informa apenas que “fica revogada, a pedido, a designação constante do Decreto nº 01 de 1º de janeiro de 2017 que designa a Procuradora Geral do Município”.

A designação de Lourdes Peres Benaduce para o cargo de procuradora-geral do município de Dourados foi o primeiro ato da atual prefeita, divulgado na edição do dia 2 de janeiro de 2017 do Diário Oficial, com validade retroativa ao dia 1º do ano.

Conforme revelado pela 94FM, no dia 24 de abril deste ano o promotor Ricardo Rotunno ingressou com a Ação Civil de Improbidade Administrativa número 0900056-65.2018.8.12.0002 na 6ª Vara Cível da comarca, por meio da qual pediu a perda da função pública e aplicação de multa superior a R$ 2 milhões à procuradora-geral.

Segundo o MPE-MS (Ministério Público Estadual), uma criança morreu sem atendimento porque ela teria esperado o fim de semana para dar andamento à ordem judicial recebida numa sexta-feira estabelecendo 24 horas para a administração municipal enviar um neurocirurgião que deveria avaliar a paciente internada.

Na segunda-feira (28), Lourdes apresentou sua primeira manifestação de defesa, na qual rebateu as acusações e pediu a extinção do processo. À Justiça, sua defesa afirmou que “está cada dia mais difícil exercer cargo público de direção (especialmente no Poder Executivo), ingressar na política ou contratar com o Poder Público”. “Os que se propõem a olvidar as dificuldades, acabam por descobrir não ser tarefa fácil preservar o direito à honra, à vida privada e à imagem impoluta”, argumentou.

No dia 7 de março, a então procuradora-geral do município pediu ajuda à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para não ser punida caso a prefeita Délia Razuk descumprisse ordem judicial que estabelecia prazo para convocação dos aprovados da Guarda Municipal de Dourados no processo número 0805257-64.2017.8.12.0002.

Também em trâmite na 6ª Vara Cível da comarca, essa ação teve pedido do MPE para aplicação de multa pessoal à prefeita e à procuradora. Vice-presidente da Diretoria da Associação dos Advogados e Procuradores Públicos do Município de Dourados, ela pediu apoio da OAB e a entidade ingressou no processo com pedido para que eventual punição “recaia única e exclusivamente àqueles que ocupam cargo de gestão (sic)”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Conhecida

    Conhecida

    Algumas pessoas não a conhecem ficam falando se fosse filho dela ou isso ou aquilo. Não tenho contato com ela mas conheço a de outros momentos. Um desses momentos é a perda de suas filhas por uma doença rara. Então mesmo ela tendo errado não a julguem primeiro que aqui ninguém é santo segundo pq qualquer um erra.

  • Marco

    Marco

    O reinado um dia acaba

  • Santos

    Santos

    Maria vai com a Lourdes

  • Maria

    Maria

    Não senhor João, não sou parente dela, e não cabe à nós ficar julgando e se for verdade tudo que está falando sobre ela que a justiça seja feita.

  • João

    João

    Olha.. Maria. Vc com certeza não sabe das responsabilidades desse lourdes. .responsável por muitos por muitos atos negligente. . Principalmente pela morte de uma criança. . Vc com certeza é parente pra tá defedendo assim. . Afiiii. . Já vai tarde

  • Maria

    Maria

    Olha pessoal antes de julgar a procuradora tem que saber a verdade e não ficar criticando e falando coisas que vcs não sabem... Faz favor cuidem de suas vidas e que a justiça seja feita

  • Eunice

    Eunice

    Eu concordo com o João, acho que ela deveria responder por omicidio culposo por omiçao!
    Se acham, pelo cargo que ocupam, semi deuses e tratam os menos favorecidos como lixo!
    Cadeia nela!!!

  • João

    João

    Covardes. Essa procuradora é responsável direta pela morte da criança devido a sua omissão. Deveria não só perder o cargo como responder por homicídio por sua negligência

  • Felipe

    Felipe

    Perda do cargo é pouco. Queria ver se fosse filho dela se ela iria esperar segunda feira para analisar o cargo.
    Tratam a população como lixo, como animais e depois não querem arcar com as consequências.
    PARABÉNS AO MINISTÉRIO PÚBLICO. GLÓRIA A DEUS QUE EXISTE UMA INSTITUIÇÃO COMO ESSA.
    QUE DEUS ILUMINE E PROTEJA TODOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

  • João

    João

    Já vai tarde. ..
    E com a consciência cheia de culpa. . Q Deus te abençoe. . Se for certo ele fazer isso. .

  • Sandra

    Sandra

    A prefeita poderia se solidarizar e pedir pra sair do cargo também.

  • Ryan

    Ryan

    Vá com Deus!