Antes da pandemia, Festa Junina estava prevista para ocorrer neste fim de semana
Hoje Dourados é município com mais casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul e tem toque de recolher das 20h às 5h

Antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ganhar as proporções atuais no Brasil, hoje com mais de 560 mil casos confirmados e 31 mil mortes, a Prefeitura de Dourados planejava para este fim de semana, compreendido entre os dias 5 e 7 de junho, a realização da Festa Junina, na Praça Antônio João.
Esse cronograma havia sido revelado pelo então secretário municipal de Cultura, Weslei de Queiroz Santos, durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais realizada às 8h30 do dia 20 de março.
Naquela mesma data a prefeita Délia Razuk (PTB) viria a assinar o Decreto nº 2.478 de 20 de março de 2020, por meio do qual determinou o fechamento de espaços públicos e privados para evitar aglomerações. A medida visava conter o avanço da doença, que ainda não tinha sequer casos suspeitos no município.
Conforme a ata da reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a conselheira Andiara Pacco Coquemala solicitou que fosse votada e aprovada a realização da Festa Junina 2020, mas o então secretário esclareceu que o processo ainda não havia sido iniciado e para isso seria aberta uma chamada publica para que uma empresa pudesse gerenciar o evento.
Até então, os conselheiros discutiam a sugestão de artistas para realizar os shows, “valorizando ainda mais a arte douradense”. “O Senhor Weslei, esclareceu que a edição de 2019, contou com 99% dos artistas locais, tendo apenas uma apresentação vinda de Campo Grande, o mesmo também destacou que a Festa Junina 2019 foi considerada a maior festa realizada nos últimos anos, levando para a Praça Antônio João um recorde de público e que a grande maioria das apresentações foram voltadas para os Shows Sertanejos, visto que existe uma maior aceitação da população”, detalha a ata.
Porém, o conselheiro Mario Vito Comar questionou como seria a festa devido ao decreto municipal com medidas de prevenção ao novo coronavírus. Foi quando o secretário à época “esclareceu que o evento previsto para acontecer de 05 a 07 de Junho de 2020 só será realizado se houver a liberação da Prefeitura após as atividades voltarem ao normal”.
Nesta quarta-feira (3), contudo, Dourados tornou-se o município sul-mato-grossense com mais casos confirmados de Covid-19. São 379 pacientes diagnosticados com a doença, dos quais 242 estão em isolamento domiciliar e 13 internados – seis em leitos de enfermaria e sete em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de duas mortes. Há 122 recuperados.
Somado ao avanço dos testes positivos, atualmente está em vigor o Decreto nº 2.615, por meio do qual a prefeita estabeleceu toque de recolher das 20h às 5h no município.