Antes da pandemia, teatro já oferecia risco de vida por rachaduras no palco

Teatro Municipal de Dourados foi um dos espaços com determinação para fechar por causa de aglomerações, mas já não tinha condições de uso

Ex-secretário revelou que rachaduras no palco foram encontradas por engenheiros da prefeitura (Foto: Divulgação)
Ex-secretário revelou que rachaduras no palco foram encontradas por engenheiros da prefeitura (Foto: Divulgação)

Mesmo antes do Decreto nº 2.478 de 20 de março de 2020, por meio do qual a prefeita Délia Razuk (PTB) determinou o fechamento de espaços públicos e privados para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Teatro Municipal de Dourados já era um risco às vidas. 

A revelação foi feita no dia daquela publicação, às 8h30, pelo então secretário municipal de Cultura, Weslei de Queiroz Santos, durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Todos os detalhes constam na ata daquele encontro, publicada no Diário Oficial do Município. (clique aqui para conferir a íntegra)

Questionado sobre o fechamento do tetro, o secretário alegou que matéria jornalística publicada a esse respeito “continha informações equivocadas visto que o Teatro não foi fechado pelo Corpo de Bombeiros e que alguns trechos foram retirados do Oficio enviado pelo Teatro Municipal de Dourados aos locatários que haviam solicitado pauta” no local.

No entanto, após alegar que a gestão pleiteava junto ao Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) a liberação R$ 1,7 milhão para revitalizar o espaço, Weslei esclareceu que foi necessária a suspensão imediata das atividades do Teatro Municipal de Dourados “pois o palco do Teatro apresentou rachaduras”.

Na sequência, a ata tornada pública no dia 31 de março detalha que o secretário de Cultura revelou que e os engenheiros da Prefeitura fizeram um laudo declarando que a utilização do mesmo poderá colocar em risco a vida dos usuários.

Trecho da ata publicada no Diário Oficial do Município detalha motivo para interdição do teatro
Trecho da ata publicada no Diário Oficial do Município detalha motivo para interdição do teatro

Às vésperas de pedir exoneração, o então secretário de Cultura pontuou que quando sua pasta fosse procurada por locatários, informaria sobre a existência “de outros espaços que poderão vir a suprir essa locação, como o Centro de Convenções da SEMDES, o auditório da Prefeitura e outros locais particulares que possuem uma estrutura parecida com a do Teatro”.

Ainda naquela reunião ordinária, os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais Finalizando decidiram que o próximo encontro presencial ou através da vídeo-chamada seria realizado no dia 24 de abril, às 8h.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.