Ação conjunta entre Exército e Sejusp na penitenciária apreende mais de 400 armas

Ação conjunta na Penitenciária Estadual de Dourados envolveu mais de 500 militares da PM e do Exército (Foto:... ()
Ação conjunta na Penitenciária Estadual de Dourados envolveu mais de 500 militares da PM e do Exército (Foto:... ()

Balanço divulgado pela assessoria de comunicação social do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) revela que 432 armas artesanais foram apreendidas na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) na quarta-feira (17). Além disso, a operação conjunta entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o Exército Brasileiro também teve como saldo a apreensão de 1,5 quilo de drogas - maconha, crack e cocaína - e 25 celulares.

Denominada Poty Poran (Portas Fechadas), a operação conjunta envolveu 150 policiais do Batalhão de Choque da Policia Militar e 400 militares Exército, além de 40 agente penitenciários da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Logo pela madrugada de ontem, às 4h, os agentes entraram na penitenciária e vistoriaram todos os raios durante 12 horas. Foram utilizados detectores de metal e scanners pertencentes à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada que integram o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e cães farejadores do Canil da Policia Militar.

Parte de um processo preventivo iniciado mês passado no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, essa operação visa desarticular possíveis ações de facções criminosas com membros encarcerados em Mato Grosso do Sul.

“Todos os recursos empregados e materiais apreendidos na Operação Poty Poran, realizada na PED em Dourados, são muito importantes não somente pelos números, mas também pela demonstração de força do Estado, gerando prevenção e inibindo possíveis ações, tanto internas quanto externas, de facções que atuam nas penitenciárias e presídios do Estado”, pontuou José Carlos Barbosa, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.