Após chuvarada histórica no 1º trimestre, Dourados registra maior seca deste ano

Desde que 2018 começou, janeiro, fevereiro e março tiveram índices de chuva acima da média, mas abril começou sem qualquer gota d'água vida dos céus

Dourados passou 10 dias sem chuva neste mês de abril, segundo a Embrapa (Foto: Eliel Oliveira)
Dourados passou 10 dias sem chuva neste mês de abril, segundo a Embrapa (Foto: Eliel Oliveira)

Depois passar por três meses com chuva acima da média, Dourados enfrentou em abril o mais longo período de seca desde que 2018 começou. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, foram 10 dias sem uma única gota d’água vinda dos céus neste mês. Contudo, o Boletim Guia Clima aponta que nesta quarta-feira (11) houve o registro de 0.1 milímetro de precipitação pluviométrica no município. 

Leia também:
-Após calorão de março, douradense deve enfrentar mínimas de 5 graus em junho

Em janeiro, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul chegou a ficar 4 dias sem chuva, de 21 a 24. Depois disso, em 25, houve o registro de 1.0 milímetro. Antes, em 20, foram 0.6 milímetros. Porém, este mês encerrou com 302 milímetros de chuva, o mais elevado índice já apurado desde 1980, quando teve início o monitoramento climático na região.

Outro mês com chuva recorde, fevereiro começou seco. Depois dos 16.8 milímetros de chuva apurados em 31 de janeiro, o segundo mês do ano teve sete dias de seca em Dourados, de 1º a 7. No dia 8 foram 3.4 milímetros. Não choveu dia 9 e dia 10 houve o maior índice mensal, de 101.9 milímetros, que contribuiu para o total histórico de 283.8 milímetros.

Março, que contabilizou 152.1 milímetros de índice pluviométrico, acima da média histórica, só teve dois dias consecutivos de seca em terras douradenses, 6 e 7 (precedidos por 5.8 milímetros dia 5 e depois seguidos por 0.6 milímetros dia 8). 10 e 11 de março também foram sem chuva.

De acordo com o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, abril foi de seca total em Dourados do primeiro até o décimo dia. Nesta quarta-feira, 11, o sistema atualizado pelos dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município apurou a ocorrência de 0.1 milímetro durante um minuto.

Já segundo o Portal Climatempo, os próximos dias devem ser de seca em Dourados. Somente para o dia 15, próximo sábado, há 80% de probabilidade de chover 5 milímetros.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.