Após chuvarada histórica no 1º trimestre, Dourados registra maior seca deste ano
Desde que 2018 começou, janeiro, fevereiro e março tiveram índices de chuva acima da média, mas abril começou sem qualquer gota d'água vida dos céus

Depois passar por três meses com chuva acima da média, Dourados enfrentou em abril o mais longo período de seca desde que 2018 começou. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, foram 10 dias sem uma única gota d’água vinda dos céus neste mês. Contudo, o Boletim Guia Clima aponta que nesta quarta-feira (11) houve o registro de 0.1 milímetro de precipitação pluviométrica no município.
Leia também:
-Após calorão de março, douradense deve enfrentar mínimas de 5 graus em junho
Em janeiro, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul chegou a ficar 4 dias sem chuva, de 21 a 24. Depois disso, em 25, houve o registro de 1.0 milímetro. Antes, em 20, foram 0.6 milímetros. Porém, este mês encerrou com 302 milímetros de chuva, o mais elevado índice já apurado desde 1980, quando teve início o monitoramento climático na região.
Outro mês com chuva recorde, fevereiro começou seco. Depois dos 16.8 milímetros de chuva apurados em 31 de janeiro, o segundo mês do ano teve sete dias de seca em Dourados, de 1º a 7. No dia 8 foram 3.4 milímetros. Não choveu dia 9 e dia 10 houve o maior índice mensal, de 101.9 milímetros, que contribuiu para o total histórico de 283.8 milímetros.
Março, que contabilizou 152.1 milímetros de índice pluviométrico, acima da média histórica, só teve dois dias consecutivos de seca em terras douradenses, 6 e 7 (precedidos por 5.8 milímetros dia 5 e depois seguidos por 0.6 milímetros dia 8). 10 e 11 de março também foram sem chuva.
De acordo com o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, abril foi de seca total em Dourados do primeiro até o décimo dia. Nesta quarta-feira, 11, o sistema atualizado pelos dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município apurou a ocorrência de 0.1 milímetro durante um minuto.
Já segundo o Portal Climatempo, os próximos dias devem ser de seca em Dourados. Somente para o dia 15, próximo sábado, há 80% de probabilidade de chover 5 milímetros.