Após sair designação de alunos, pais reclamam da falta de vagas em escolas e creches municipais
A pré-matrícula digital teve início no dia 11 de dezembro de 2017 e o prazo encerrou no dia 12 deste mês.
 
Assim que saiu a lista dos estudantes designados para  escolas e creches municipais de Dourados, na tarde de ontem (22), gerou muita reclamação  dos pais daqueles alunos que não conseguiram uma vaga. Uma das reclamações é de  uma ouvinte da 94FM, que disse que não sabe o que fazer. "Minha filha não conseguiu  vaga e eu não sei o que faço. Estou perdida".
A reportagem da 94FM entrou em contato com a Semed e foi  informada que os alunos das escolas municipais que não tiveram o nome na lista devem  procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua Coronel Ponciano, nº 650.  Já para as crianças dos Ceims que não tiveram seu nome na relação, devem  aguardar na fila de espera.
Para quem ainda não conferiu a lista com os nomes dos alunos designados clique aqui.
Alunos designados
De acordo com a Secretaria, depois da divulgação da designação, os  pais ou responsáveis poderão efetuar a matrícula nas respectivas unidades de  ensino onde tenham ganhado a vaga, entre os dias 23 a 26.
A Semed explicou que, se entre as três opções escolhidas o  cidadão não optar por fazer a matrícula em nenhuma, deverá aguardar até o dia  29 de janeiro, quando o sistema retornará a fazer cadastro de pré-matrícula  para tentar outra unidade de ensino. Porém, a secretaria diz que não é o  recomendado. "É bom que os pais façam a matrícula nas unidades designadas  e depois tentem mudança. Como a procura é grande, é melhor garantir a  vaga".
Já os alunos matriculados regularmente nas unidades e que  não desejam trocar de escola já foram rematriculados normalmente de acordo com  calendário das unidades de ensino.
A prioridade na designação é para alunos em condição de  vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais ou doadores de  sangue.
Ceims
Em relação aos Centros de Educação Infantil, o período de  matrícula acontece nos dias 1 e 2 e 5 e 6 de fevereiro. "Houve uma  solicitação com os servidores destas unidades sobre férias e, por isso, os  prazos são mais à frente", explicou a Semed. A reabertura do sistema para  novos cadastros acontece no dia 7 de fevereiro, somente pelo site da  prefeitura.
A pré-matrícula digital teve início no dia 11 de dezembro de 2017 e o prazo encerrou no dia 12 deste mês.
Solução para falta de vagas nos Ceims 
O vereador Marçal Filho (PSDB) já mostrou diversas alternativas à administração municipal para solucionar o problema da falta de vagas nos Ceims, como a Seleta, localizada no Jardim Flórida, que é uma das entidades que poderiam firmar convênio com a Secretaria de Educação. "Tenho mostrado alternativas para reduzir o déficit de vagas, como parceria com instituições que oferecem estruturas físicas e condições para receber as crianças", explicou Marçal. Porém, até o momento, nenhuma solução foi encontrada para as centenas de crianças que não têm local para estudar.
