Após sair designação de alunos, pais reclamam da falta de vagas em escolas e creches municipais

A pré-matrícula digital teve início no dia 11 de dezembro de 2017 e o prazo encerrou no dia 12 deste mês.

  • Karol Chicoski
Após sair designação de alunos, pais reclamam da falta de vagas em escolas e creches municipais

Assim que saiu a lista dos estudantes designados para escolas e creches municipais de Dourados, na tarde de ontem (22), gerou muita reclamação dos pais daqueles alunos que não conseguiram uma vaga. Uma das reclamações é de uma ouvinte da 94FM, que disse que não sabe o que fazer. "Minha filha não conseguiu vaga e eu não sei o que faço. Estou perdida".

A reportagem da 94FM entrou em contato com a Semed e foi informada que os alunos das escolas municipais que não tiveram o nome na lista devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua Coronel Ponciano, nº 650. Já para as crianças dos Ceims que não tiveram seu nome na relação, devem aguardar na fila de espera.

Para quem ainda não conferiu a lista com os nomes dos alunos designados clique aqui.

Alunos designados

De acordo com a Secretaria, depois da divulgação da designação, os pais ou responsáveis poderão efetuar a matrícula nas respectivas unidades de ensino onde tenham ganhado a vaga, entre os dias 23 a 26.

A Semed explicou que, se entre as três opções escolhidas o cidadão não optar por fazer a matrícula em nenhuma, deverá aguardar até o dia 29 de janeiro, quando o sistema retornará a fazer cadastro de pré-matrícula para tentar outra unidade de ensino. Porém, a secretaria diz que não é o recomendado. "É bom que os pais façam a matrícula nas unidades designadas e depois tentem mudança. Como a procura é grande, é melhor garantir a vaga".

Já os alunos matriculados regularmente nas unidades e que não desejam trocar de escola já foram rematriculados normalmente de acordo com calendário das unidades de ensino.

A prioridade na designação é para alunos em condição de vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais ou doadores de sangue.

Ceims

Em relação aos Centros de Educação Infantil, o período de matrícula acontece nos dias 1 e 2 e 5 e 6 de fevereiro. "Houve uma solicitação com os servidores destas unidades sobre férias e, por isso, os prazos são mais à frente", explicou a Semed. A reabertura do sistema para novos cadastros acontece no dia 7 de fevereiro, somente pelo site da prefeitura.

A pré-matrícula digital teve início no dia 11 de dezembro de 2017 e o prazo encerrou no dia 12 deste mês.

Solução para falta de vagas nos Ceims 

O vereador Marçal Filho (PSDB) já mostrou diversas alternativas à administração municipal para solucionar o problema da falta de vagas nos Ceims, como a Seleta, localizada no Jardim Flórida, que é uma das entidades que poderiam firmar convênio com a Secretaria de Educação. "Tenho mostrado alternativas para reduzir o déficit de vagas, como parceria com instituições que oferecem estruturas físicas e condições para receber as crianças", explicou Marçal.  Porém, até o momento, nenhuma solução foi encontrada para as centenas de crianças que não têm local para estudar. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Larissa

    Larissa

    Meu Filho n conseguiu ser designado oq eu faço ele n pode fica sem estudar vai pro 1°ano já.? Isso é um absurdo gente...

  • anna

    anna

    O meu filho tem 2 anos fiz o cadastro dele e não foi designado e no informativo diz: A reabertura do sistema para novos cadastros acontece no dia 7 de fevereiro, somente pelo site da prefeitura. Tenho que cadastrá-lo novamente, pois ele não foi designado.

  • Heliana

    Heliana

    Muitas mães estão sem a numero fa chave para acessar do estado tem como mudar e no da prefeitura não tem sendo que na matricula tem o email dos responsavel para eles enviar mas eu por exemplo não recebi nada