Aprovados para Guarda Municipal temem falta de estrutura em curso de formação

Prazo estabelecido judicialmente para Prefeitura de Dourados convocar grupo encerra em fevereiro e ainda não houve licitação de equipamentos

Grupo de aprovados no concurso público para Guarda Municipal realizou doação de sangue no sábado (Foto: Divulgação)
Grupo de aprovados no concurso público para Guarda Municipal realizou doação de sangue no sábado (Foto: Divulgação)

Ansiosos pela convocação prevista judicialmente para fevereiro, candidatos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Dourados temem não dispor da estrutura adequada para treinamento. Sem dinheiro sequer para o pagamento de salários do funcionalismo, a prefeitura ainda não licitou fardamentos, amas, munições e demais materiais necessários para qualificar os novos servidores.

Presidente da comissão criada pelo grupo de 92 aprovados, Allan Raidan lembra que no dia 12 passado a administração municipal divulgou o resultado da Investigação Social, com prazo de 15 dias corridos para os não recomendados interporem recurso. Trata-se da última etapa antes da convocação para formação dos novos guardas municipais.

"Na verdade, nossa maior preocupação consiste atualmente na questão orçamentária, já que a Prefeitura ainda não licitou o material necessário ao início da nossa formação, quais sejam: fardamentos, armamento e munições, apostilas, etc", afirma Raidan.

O presidente da comissão explica que o prazo para convocação dos aprovados está perto de acabar. O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Procuradoria Gerald do Município e o Ministério Público Estadual, homologado pelo Juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, doutor José Domingues Filho, prevê que a Administração tem até o mês de fevereiro para nos convocar, do contrário, estarão descumprindo o acordo, o que dá ensejo ao pagamento de dias-multa no valor de 1000 UFERs, MS (R$ 25.000,00, aproximadamente)", explica.

"Gostaríamos que o Município se comprometesse mais com a nossa Segurança Pública, pois temos uma cidade, cuja população é a segunda maior do Estado, mas cujo efetivo de homens da lei infelizmente está defasado. Conforme a Lei 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), deveríamos contar com um efetivo mínimo de 215 agentes (hoje, são apenas 103). Queremos apenas compromisso e transparência, que não nos deixem para depois. São 92 aprovados, aguardando o início da academia e posterior posse, sendo que a maioria encontra-se desempregada", acrescenta.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • JEFFERSON

    JEFFERSON

    até agora nada da prefeita se pronunciar sobre os aprovados da guarda municipal.