Barulho de explosão e tremor geram medo entre douradenses

Dourados tem segunda-feira com susto entre moradores que ouviram forte estrondo seguido por tremor (Divulgação)
Dourados tem segunda-feira com susto entre moradores que ouviram forte estrondo seguido por tremor (Divulgação)

O final de tarde desta segunda-feira (18) teve susto em Dourados. Em diversas regiões da cidade, moradores relataram ter ouvido o barulho de uma forte explosão que foi seguida por uma sensação de tremor. Nas redes sociais, surgiram teorias de terremoto ou queda de algo dos céus. Contudo, a Defesa Civil não acredita na ocorrência desses fenômenos e sugere a possibilidade de uma detonação de dinamite.

“Foram ouvidos estrondos na região do Jardim Europa algumas pessoas relataram também no Parque do Lago, nos extremos da cidade. O que se sabe é que houve um tremor mesmo, mas nós temos acesso aqui a sismologia e pelo que monitoramos não tem registro de nenhum tremor de terra em Dourados”, explicou João Vicente Chencarek, coordenador da Defesa Civil no município.

O estrondo seguido por tremor assustou os douradenses. Tanto que até mesmo o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionado. Entre 18h e 19h, duas ligações davam conta do acontecido, mas sem informações sobre eventuais vítimas.

“Pode ter ocorrido a utilização de TNT em exploração de pedreira ou até escavação, isso já aconteceu aqui. É bem provável que seja esse tipo de acontecimento. A gente sabe que tem serviços de escavação no lado Norte e lado Sul. Essas regiões com bastante pedra acabam tendo essa utilização e já aconteceu várias vezes”, afirmou Chencarek.

O coordenador da Defesa Civil alega ter acesso a serviços de sismologia, que apuram a ocorrência de terremotos no Brasil. Mas garante que o país não teve nada parecido com isso nesta segunda. “Hoje teve abalo no Chile, Afeganistão, Bolívia, México, várias cidades. O último registrado às 19h, mas aqui no Brasil não teve”, pontua.

Apesar das explicações técnicas das autoridades, a imaginação popular encontrou caminho fértil nas redes sociais para criar teorias. No Facebook e em grupos de Whatsapp centenas de comentários sugerem um pequeno terremoto ou até mesmo a queda de um objeto espacial, seja uma nave ou um meteoro.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.