Calorão bate novo recorde em Dourados e beira nível de perigo à saúde humana

Desde que começou, 2019 tem registrado temperaturas cada vez mais elevadas e previsões indicam maior chance de chuva no sábado

Novo recorde de calor é registrado em Dourados neste ano (Foto: André Bento/Arquivo)
Novo recorde de calor é registrado em Dourados neste ano (Foto: André Bento/Arquivo)

O calorão bateu novo recorde em Dourados desde que 2019 começou. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, durante a tarde desta quarta-feira (23) os termômetros atingiram temperatura máxima de 37.5ºC às 16h. Horas antes, às 14h45, a sensação térmica chegou a 39.2ºC, índice pouco abaixo do classificado como de perigo à saúde humana. 

De acordo com os dados do Boletim Guia Clima, atualizado pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, a mínima de hoje, até agora, foi de 23.7ºC às 5h44, dia sem chuva e com sensação térmica entre 88% (6h30) e 39.2ºC (11h15). Com chuva média mensal de 162.9 milímetros, janeiro acumula 145.7 milímetros desde o início deste ano.

Conforme já revelado pela 94FM, a temperatura máxima de 2019 havia sido apurada às 15h04 de ontem, quando os termômetros indicaram 36.0ºC. E a sensação térmica máxima foi ainda maior, com os 38.7ºC apurados às 13h45.

No entanto, o maior calorão do ano havia sido sentido por quem mora ou estava de passagem por Dourados no dia 4 de janeiro. Embora a temperatura máxima daquele dia tenha ficado abaixo da de hoje, com 35.2ºC às 13h40, a sensação térmica beirou 40 graus pouco depois, com os 39.2ºC apurados às 14h15.

Esse índice é exatamente o mesmo apurado às 14h45 hoje. Todo esse calorão motivou alertas da Embrapa por ser classificado como de “muita atenção” numa escala de riscos à saúde humana. Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha a Embrapa Agropecuária Oeste, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua.

Consultado pela reportagem da 94FM nesta tarde, o Portal Climatempo indica que há 80% de probabilidade de chover 5 milímetros hoje em Dourados. Esse mesmo percentual é apontado para 6 milímetros na quinta-feira (24), para 13 milímetros na sexta-feira (25), para 25 milímetros no sábado (26) e para 5 milímetros no domingo (27).

*Matéria editada às 16h21 para atualização de informações.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • anna

    anna

    Maria é um urubu !!!! Tadinho!!! Não faz mal a ninguém e é melhor que alguns indivíduos que eu conheço!!

  • Maria

    Maria

    Isso é um urubu na foto?!
    Credo

  • anna

    anna

    André, eu adoro essa foto eu racho de rir !!!
    Minha sugestão de título: Calorão bate novo recorde em Dourados e beira nível de FRITAR um humano !!! Não podemos fazer nada a não ser rir!!!!