Câmara aprova projeto da prefeitura que altera lei dos readaptados e gera a indignação dos servidores

Segundo o presidente do Simted, João Azevedo, a história irá mostrar quem estava realmente certo com relação a readaptação dos servidores

  • Alexandre Duarte

Nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Dourados realizou a última sessão do ano de 2012. E como já era aguardado, foi votado o projeto de autoria da prefeitura que altera a lei que trata da readaptação dos funcionários públicos. Com 10 votos a um e uma abstenção, o projeto foi aprovado pelo legislativo em primeira votação. Ainda há a necessidade de realizar a segunda votação, para que a alteração seja definitivamente aprovada.

O presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), João Azevedo, que assistiu todas as sessões da câmara nas últimas semanas, a fim de acompanhar o desenrolar do caso, se mostrou insatisfeito com o resultado. “Nós acreditamos que primeiramente deveria haver um projeto que tratasse da prevenção. Se os servidores estão requerendo readaptação provisória, definitiva, licença, aposentadoria, é sinal de que existe algo de errado.”, disse o presidente.

Azevedo disse também que houve pequenos avanços em relação a primeira versão do projeto, porém, não atenderam completamente as reivindicações dos servidores. “Uma casa de lei não deveria votar algo sem ter o devido conhecimento do impacto dessa medida no futuro”, complementou.

Ainda conforme o presidente do Simted, se existe uma banalização no uso de licenças, readaptações e afins, a fiscalização para coibir esse tipo de ação cabe somente ao executivo. “A história irá dizer quem estava certo e errado nesta questão. Nós encaminhamos para todas as comissões da câmara qual é o nosso entendimento sobre a questão, mas infelizmente, nesta primeira votação, as reivindicações não foram atendidas. Assim, ainda temos esperanças de reverter na segunda votação”, finalizou Azevedo.