Câmara julga Pastor Cirilo hoje e Pedro Pepa na quinta-feira

Ambos estão afastados dos cargos desde dezembro, quando foram presos acusados de corrupção, mas aliados que apuraram quebra de decoro parlamentar pedem absolvição

Pastor Cirilo e Pedro Pepa serão julgados pela Câmara de Dourados nesta semana (Foto: André Bento)
Pastor Cirilo e Pedro Pepa serão julgados pela Câmara de Dourados nesta semana (Foto: André Bento)

A Câmara de Dourados definiu para esta semana as sessões especiais de julgamento que definirão o futuro de dois vereadores suspeitos de quebra de decoro parlamentar. Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (MDB), será julgado às 17h de quarta-feira (15), e Pedro Alves de Lima, o Pedro Pepa (DEM), às 12h de quinta-feira (16). Ambos estão afastados dos cargos desde dezembro, quando foram presos acusados de corrupção. 

Conforme revelado pela 94FM, as comissões processantes instauradas para apurar as denúncias de quebra de decoro parlamentar votaram pela absolvição desses vereadores e arquivamento dos casos. Em plenário, os legisladores vão votar se acatam esses pedidos ou cassam os mandatos. São necessários 13 votos para cassação.

Conforme o relatório final da comissão processante presidida por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR), com Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Silas Zanata (PPS) de membro, a denúncia contra Cirilo Ramão Ruis Cardoso deve ser declarada improcedente e o processo que poderia resultar na cassação do mandato arquivado.

O mesmo parecer foi exarado pela comissão processante que analisou o caso de Pedro Pepa, com Carlito do Gás (PATRIOTA) na presidência, Jânio Miguel (PR) relator, e Olavo Sul (PATRIOTA) membro. Nesse caso, porém, Olavo Sul votou contra os colegas que pediram a absolvição de Pepa, mas foi voto vencido pela maioria (2 a 1).

Pastor Cirilo e Pedro Pepa foram presos em 5 de dezembro de 2018 durante a Operação Cifra Negra, deflagrada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para combater um suposto esquema de fraudes em licitações na Câmara de Durados. No dia 12 daquele mês acabaram afastados dos cargos por determinação judicial.

Implicado na mesma ação, o vereador Idenor Machado (PSDB) é o único que ainda não tem previsão de julgamento. A comissão processante que analisa a denúncia contra ele, presidida por Jânio Miguel (PR), com Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Cido Medeiros (DEM) como membro, tem até o próximo dia 19 para entregar seu relatório final.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Maria Tina

    Maria Tina

    É um absurdo acreditar que somente a Denize foi cassada. Se estes caras não forem caSSAdos ai pode salgar esta porcaria de Camara de Vereadores. Um monte de cara sem estudo nenhum optam pela absolvição. Pouca vergonha... só nesta cidade fedorenta e feia, diga-se, fedorenta e feia por causa destes caras no poder.