Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira em Dourados

A partir da próxima segunda-feira (3), o restante das vacinas será destinado ao público em geral.

  • Karol Chicoski
Em Dourados, 66.305 receberam as doses de vacina - Foto: A. Frota
Em Dourados, 66.305 receberam as doses de vacina - Foto: A. Frota

Ao contrário do que havia informado pelo setor responsável pelas imunizações do município na manhã de quarta-feira (29) à reportagem da 94FM, a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (31) em Dourados. 

Na quarta, o setor de imunizações havia informado que a campanha iria permanecer ativa em Dourados até completar a meta, o que deveria durar de uma a duas semanas. Depois disso, se sobrasse doses, o restante da população poderia se vacinar. Porém, a campanha vai encerrar hoje, conforme já programada pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, o município atingiu 82,5% de cobertura vacinal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a partir da próxima segunda-feira (3), o restante das vacinas será destinado ao público em geral.

Conforme Edvan Marcelo Moraes Marques, diretor do Núcleo de Imunização, como não ocorreu prorrogação da campanha por parte do Governo Federal, a disponibilidade de doses para o público geral depende da quantidade considerada sobra da campanha. “A população não deve achar que tem dose para todos, mas teremos uma quantidade boa para disponibilizar. Ressalto, no entanto, que as pessoas inseridas nos grupos prioritários continuam convocadas a se vacinar”, explicou ele. 

Na segunda-feira (27) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, havia anunciado a prorrogação da campanha, porém, voltou às redes sociais para dizer que a vacinação terminaria nesta sexta.

Conforme o “Vacinômetro” do Ministério da Saúde, das 80.365 pessoas inclusas nos grupos prioritários em Dourados, 66.305 receberam as doses de vacina.

As doses aplicadas na campanha imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H2N3 e Influenza B.

Para receber a vacina, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, atestado para os portadores de doenças crônicas e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

Crianças de 6 meses a 5 anos

Gestantes

Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)

Idosos

Profissionais da saúde

Povos indígenas

Pessoas privadas de liberdade

Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade

Professores de escolas públicas ou privadas


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.