Chuva vem na sexta-feira e fim de semana deve ter mínima de 13ºC em Dourados

Seca que perdura desde o dia 21 de abril no município deve acabar com chuva de 35 milímetros que tem 90% de probabilidade de ocorrer

Seca e calor dos dias atuais deve mudar com chuva acompanhada de frente fria na sexta-feira em Dourados (Foto: Franz Mendes/Reprodução)
Seca e calor dos dias atuais deve mudar com chuva acompanhada de frente fria na sexta-feira em Dourados (Foto: Franz Mendes/Reprodução)

A previsões climáticas disponibilizadas pelo Portal Climatempo indicam que a tão esperada chuva que Dourados não registra desde o dia 21 de abril virá na próxima sexta-feira (11). Acompanhada de uma frente fria, ela deverá derrubar para até 13ºC a temperatura mínima na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com essa fonte, há 90% de probabilidade de chover 35 milímetros na sexta-feira, data na qual os termômetros devem variar de 17ºC a 27ºC. Nos dias seguintes não deve haver precipitação pluviométrica, mas as mínimas e máximas são indicadas em 15ºC e 26ºC no sábado (12) e 13ºC e 29ºC no domingo (13). Na segunda-feira (14), também seca, os termômetros deverão ficar entre 15ºC e 26ºC.

Somente a partir de terça-feira (15) o frio deve começar a passar, com mínima de 17ºC e máxima de 29ºC. Hoje (8), o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste aponta mínima de 18.1ºC às 6h10 e máxima de 30.4ºC às 14h28, com sensação térmica de 30.3ºC às 14h30.

Esse mesmo mecanismo atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1980 no município revela que a umidade relativa do ar ficou entre 90% às 6h13 e 43% às 14h28. Dourados está sem chuva desde o dia 21 de abril, quando o índice pluviométrico foi de 2.8 milímetros. Neste mês, com média mensal de 108.5 milímetros, ainda não houve registro de uma única gota d’água vinda dos céus.

Frio

Ainda em março, a Embrapa Agropecuária Oeste revelou ter criado um cálculo para previsão de geadas na região Sul do Estado em função dos riscos que esses fenômenos climáticos causam para a agricultura, especialmente à safra de milho. Esse mesmo sistema indica que as temperaturas mínimas de junho podem ser de 5 graus ou até menos em Dourados.

“Considerando-se a incerteza associada ao modelo matemático que faz a previsão (± 2,3 ºC), estima-se que a temperatura poderá variar de 7,3 a 2,7 ºC. Sendo assim, a Embrapa Agropecuária Oeste alerta que a situação mais provável seja de que não ocorram geadas em junho de 2018 na região Sul de Mato Grosso do Sul. No entanto, a previsão indica não ser possível descartar completamente essa possibilidade. Caso ocorra, a maior probabilidade é de que seja de intensidade fraca e uma menor probabilidade de intensidade moderada”, pontuaram os pesquisadores de Agrometeorologia da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz, além da mestranda em Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Rafaela Silva Santana.

Inverno

Já o diretor do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Francisco de Assis Diniz, divulgou nota de esclarecimento no final de abril para desmentir boatos surgidos na mídia do país indicando que o inverno de 2018 seria o mais rigoroso dos últimos 100 anos no Brasil.

Além de garantir que “tal informação não procede, pois, não possui qualquer fundamento técnico/científico, nenhuma base de estudo de pesquisa climatológica ou de previsão climática”, o INMET comunicou “que a grande maioria dos modelos de previsão de temperaturas para o inverno de 2018 indicam que teremos condições dentro da normalidade, com algumas ondas de frio que devem atingir até a parte sul da Região Norte do Brasil”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.