Chuvas de março em Dourados superam a média dos últimos 34 anos

Especialistas explicam que houve dez dias ininterruptos de chuva durante o mês

Dados da Estação Agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, revelam que o mês de março de 2013, quando choveu 321 mm na região de Dourados, foi o segundo mês mais chuvoso dos últimos 34 anos, só superado por março de 1985, quando choveu 431 mm. “Esse ano choveu mais que o dobro da média histórica de março, que é de 142 mm”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz.

Ele destaca ainda que houve dez dias chuvosos e consecutivos ao longo do mês e, que em 18 de março, choveu 101 mm em apenas sete horas, das 24 às 7 horas da manhã. Devido às chuvas abundantes, os solos da região de Dourados estiveram em condições satisfatórios de umidade durante todo o mês, principalmente, na segunda quinzena. Porém, de 24 de março a 1º de abril, não foram registradas chuvas, mas esses nove dias sem chuvas não prejudicaram a umidade do solo que apresentava armazenamento de água em níveis elevados.

“O milho semeado até 10 de março, foi grandemente beneficiado com essas chuvas, pois durante todos os dias desse mês as condições de umidade do solo foram ideais, o que tem proporcionado o desenvolvimento positivo da cultura semeada no período recomendado pelo zoneamento agrícola”, destaca Fietz.

Ele explica ainda que a região enfrentou um período de verão muito seco e com forte déficit hídrico. As chuvas esperadas para dezembro (média esperada: 184mm, média ocorrida: 60mm) e janeiro (média mensal: 164mm, média ocorrida: 77mm) ficaram muito abaixo das médias, prejudicando o desenvolvimento e a produção da cultura da soja.

Mas, já em fevereiro, o déficit hídrico foi superado, pois era esperada uma chuva média mensal de 144mm e choveu 244mm. “A partir de 10 de fevereiro, a umidade do solo na região voltou a apresentar condições favoráveis que permanecem até o momento”, salienta o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Outras cidades

Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), percebe-se que também houve chuvas expressivas em março na maioria dos municípios da região sul de Mato Grosso do Sul: Maracaju (84 mm), Ponta Porã (161 mm), Campo Grande (183 mm), Sete quedas (205 mm), Itaquiraí (212 mm), Sidrolandia (214 mm) e Amambai (278 mm). Em Juti, as chuvas no mês de março superaram as de Dourados, com 327 mm. Também chama a atenção as chuvas registradas em Sete Quedas, no dia 20 de março, que totalizaram 133mm.