Dourados tem noite com 'show' no céu

Centro de Monitoramento Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP, registrou 13 ocorrências de raios ontem em Dourados

Imagens captadas na noite de ontem mostram clarões no céu de Dourados (Fotos: Rafael Wisley)
Imagens captadas na noite de ontem mostram clarões no céu de Dourados (Fotos: Rafael Wisley)

Moradores de Dourados tiveram uma noite repleta de clarões no céu durante a segunda-feira (23). Aproximadamente às 20h, descargas elétricas constantes provocaram um verdadeiro espetáculo entre as nuvens. Embora dessem a impressão de que viria chuva, não houve registro de precipitação pluviométrica ontem, conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

Leia também: 

-Sensação térmica passa de 37 graus

Para quem não viu os clarões que chamaram a atenção na noite de ontem em Dourados, as imagens captadas pelo fotógrafo Rafael Wisley dão uma boa dimensão do acontecido. Cedidas para a reportagem da 94FM, as fotos que ilustram essa matéria foram feitas na região dos Altos do Alvorada. Rafael também as compartilhou nas redes sociais e as reações de quem viu são, todas, de admiração.

Clarões no céu de Dourados foram registrados na noite de ontem (Foto: Rafael Wisley)
Clarões no céu de Dourados foram registrados na noite de ontem (Foto: Rafael Wisley)

RAIOS

De acordo com o Centro de Monitoramento Raios Online, do Grupo STORM-T/IAG da USP (Universidade de São Paulo), Dourados teve o registro de 13 raios ontem. Não são detalhados os horários em que ocorreram essas descargas elétricas. Desde o início do ano, são 650 ocorrências no município - a maior parte, 215, somente no dia 6 de janeiro.

Imagem registrada na região dos Altos do Alvorada mostra descarga elétrica no céu em Dourados (Foto: Rafael Wisley)
Imagem registrada na região dos Altos do Alvorada mostra descarga elétrica no céu em Dourados (Foto: Rafael Wisley)
Como já revelado pela 94FM, ao longo de 2017 Dourados registrou 15.967 raios, uma média de 1.330 por mês. O período com mais incidências no ano passado foi no dia 10 de março, quando 1.313 descargas elétricas foram registradas na cidade.

MONITORAMENTO

O Grupo STORM-T/IAG da USP informa possuir "antenas receptoras em diversas regiões brasileiras, América Central e África". Há uma estação em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

"Os produtos da rede possibilitam o monitoramento de tempestades severas com alta resolução temporal (5 minutos). Essa série de dados traz uma oportunidade original de avançar na pesquisa do ciclo hidrológico nas regiões mais ativas da Terra (África, Amazônia e ZCIT). A possibilidade de monitoramento contínuo da atividade elétrica em extensas áreas possibilitará aplicações em tempo real para as áreas de recursos hídricos, meteorologia, segurança na aviação e setor energético", detalha em seu site institucional.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.