Com 20 dias de seca, Dourados inicia mês com 2ª menor média histórica de chuva

Em quase 40 anos de monitoramento climático, Embrapa já registrou julho sem qualquer gota d'água vinda dos céus em Dourados em 1984 e 2017

Tempo seco que persiste há 20 dias pode continuar sem mudanças em Dourados (Foto: 94FM)
Tempo seco que persiste há 20 dias pode continuar sem mudanças em Dourados (Foto: 94FM)

Com uma seca que já persiste há 20 dias, Dourados inicia agora o mês com a segunda menor previsão de chuva no ano. Conforme as estatísticas da Embrapa Agropecuária Oeste, julho tem índice pluviométrico médio de 48.4 milímetros, só maior que os 47.5 milímetros de agosto. E segundo o Portal Climatempo, não existe previsão de água vinda dos céus para os próximos 15 dias. 

Segundo o Boletim Guia Clima, atualizado com dados da estação agrometeorológica ativada no município em 1979, não chove na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul desde 13 de junho. O mês passado, por sinal, foi mais seco do que a média. Apesar dos 70.4 milímetros esperados, só caíram 11.4 milímetros, o segundo menor índice para o período desde 2010, quando choveu 2 milímetros.

Iniciado no domingo, julho tem chuva média mensal de 48.4 milímetros em Dourados. Em quase 40 anos de monitoramento climático, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou que em 1984 e 2017 esse mês passou sem uma única gota d’água vinda dos céus no município.

Somente agosto tem índice pluviométrico menor ao longo do ano - são esperados 47.5 milímetros. Trata-se do mês que encerra justamente o trimestre mais seco na região.

E se as atuais previsões climáticas estiverem certas, essa seca toda poderá passar de um mês inteiro no município. Consultado pela reportagem da 94FM nesta segunda-feira (2), o Portal Climatempo revela que não há previsão de chuva para os próximos 15 dias. Neste período, as temperaturas máximas devem sempre estar acima de 30ºC, mas as mínimas podem variar entre 12ºC e 10ºC.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.