Com aval da Justiça, educadores elegem diretoria do Simted na segunda-feira

Edvaldo Machado, Gleice Barbosa e Janice Maia Mendes da Silva, integrantes da Chapa Compromisso e Luta (André Bento)
Edvaldo Machado, Gleice Barbosa e Janice Maia Mendes da Silva, integrantes da Chapa Compromisso e Luta (André Bento)

Os educadores filiados ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) elegem na segunda-feira (3) seus novos representantes para os próximos três anos. Com aval da Justiça, a eleição terá chapa única tanto para a Diretoria Executiva quanto para o Conselho Fiscal.

No primeiro caso, concorre somente a Chapa 1, Compromisso e Luta, liderada pela atual vice-presidente do Simted, Gleice Jane Barbosa. A candidata a presidente tem como vice Juliano Meneguetti Mazzini. A eleição acontecerá das 8h até as 20h. Além da urna instalada na sede do sindicato, na Ciro Melo, 3890, Vila Maxwell, haverá uma urna itinerante passando pelas escolas.

Em visita à 94 FM na tarde desta sexta-feira (31), Gleice ressaltou a importância da participação nesse pleito. “É importante a participação dos filiados, mesmo sendo chapa única, para legitimar o sindicato, que é o espaço da categoria”, pontuou, garantindo que “tem sido tudo muito democrático” nesse processo.

As outras duas chapas que manifestaram interesse em concorrer “foram impugnadas por apresentarem irregularidades ferindo o estatuto do sindicato no artigo 25 parágrafo 2º e o regimento eleitoral no artigo 12, inciso ii”, de acordo com nota divulgada pelo Simted.

De acordo com Gleice, essas chapas acionaram a Justiça pedindo liminar para suspender a eleição. Mas o Judiciário negou o pedido e recomendou que o MPE (Ministério Público Estadual) acompanhe o pleito. “Nós queremos que o MPE acompanhe a eleição”, garantiu a candidata a presidente.

SABOTAGEM

Apesar do aval da Justiça, a chapa única da disputa alega sofrer com sabotagem. “Agora soltaram nota nas escolas pedindo para o pessoal não votar. Estão fazendo de tudo para não acontecer a eleição”, informou Gleice.

A reportagem da 94 FM teve acesso à nota, que defende boicote à votação para evitar o quórum necessário para eleição da nova diretoria.

ELEIÇÃO LEGÍTIMA

“A eleição vai acontecer porque a própria Justiça determinou”, enfatiza Edvaldo Attilio Machado, que integra a chapa Compromisso e Luta no cargo de secretário de Administração e Patrimônio. “Até a Justiça está a favor da legitimidade, é preciso a participação”.

Gleice ressalta a importância da participação nessas eleições sindicais. “Precisamos de um sindicato que dê conta de fazer um trabalho de retomada da organização da categoria. Montamos uma chapa com essa capacidade, com experiência. Já não são mais tantos sindicados que têm essa compreensão do movimento sindical. Temos como princípio o fato de respeitar sempre as decisões da categoria. Sindicato de base, que respeita as decisões da base”.

A candidata a presidente revela que atua há14 anos na militância dos movimentos estudantil e de mulheres. “A gente está tendo uma aceitação muito boa”, destaca.

A posse da nova diretoria acontece no dia 2 de fevereiro.

Confira a composição das chapas para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal:

Chapa 01 Compromisso e Luta, com os seguintes integrantes: Para DIREÇÃO GERAL, Presidente – Gleice Jane Barbosa; Vice-Presidente – Juliano Meneghetti Mazzini; Secretaria Geral  - Sirléia de Fátima Marcomini; Secretaria Adjunta – Neide Augusto Pereira Guedes; Secretaria de Finanças – José Carlos Brumatti; Secretaria de Administração e Patrimônio  – Edvaldo Atilio Machado; Secretaria Adjunta de Finanças – Marco Antonio Rechinelli Leal; Secretaria de Comunicação – Márcia Regina Xixa de Santana; Secretaria de Formação Sindical – Enio Ribeiro de Oliveira; Secretaria de  Políticas Educacionais – Amaiuza Souza Sanches; Secretaria dos Especialistas de Educação – Célia Reginaldo Faustino; Secretaria dos Educadores Administrativos – Jeanice Maia Mendes da Silva; Secretaria de Assuntos Jurídicos – Elizangela Tiago da Maia; Secretaria de Políticas Sociais – Marcos Falco de Lima; Secretaria dos Trabalhadores Anti-racismo e defesa da diversidade – Sandra      Miguel Raidan;  Secretaria da Mulher Trabalhadora – Gislaine Aparecida Alves Brito; Secretaria dosTrabalhadores em Educação Indígiena – Cesar Fernandes   Riquerme  Benites; Secretaria de Políticas Municipais – Paulo de Tarso Pereira; Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários – Sideril Estevan Gomes; Secretaria de Cultura, Esporte e meio ambiente – Paulo Sérgio da Silva Caiano; Secretaria de saúde do trabalhador – Eliza Cristaldo Romero Ogima.  Para o  CONSELHO FISCAL  Chapa 01 – Compromisso e Luta, 1 – Rosane Franciosi de Carvalho;  2 – Jorcilei Lima;  3 – Ana Maria Magro Lino;  4 – Aldair Lucas Carvalho.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.