Comarca de Dourados abre inscrição para curso de adoção

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Reprodução/TJ-MS
Foto: Reprodução/TJ-MS

Estão abertas, na comarca de Dourados, as inscrições para o Curso de Preparação à Adoção, requisito obrigatório para ingressar com processo para adotar crianças e adolescentes. O curso começa no dia 21 de setembro e será o único realizado no segundo semestre de 2018. 

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo Psicossocial do Fórum, localizado na Av. Presidente Vargas, 210, na região central da cidade, ou ligar no telefone 3902-1773.

Serão sete encontros, sempre às 19 horas, que abordarão os seguintes temas:

- Adoção e o seu procedimento judicial;

- O processo de Habilitação para adoção;

- Gestação Adotiva: motivos e expectativas para adoção;

- Famílias por adoção: a construção da parentalidade;

- Crianças em condições de acolhimento institucional: histórias, expectativas e necessidades;

- Tornar-se pais por adoção: educar, estabelecer limites e respeitar a identidade da criança/adolescente;

- Adoções necessárias e diferentes constituições familiares; e

- Chegada do filho e processo de adaptação – desafios e conquistas.

Importante lembrar que recentemente foi aditado o convênio entre o Poder Judiciário de MS e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para que estagiários do último ano do curso de Psicologia auxiliem os pretendentes à adoção em todas as etapas do urso.

Os acadêmicos são supervisionados pela professora Verônica Aparecida Pereira e pela psicóloga do Fórum Regina Célia da Silva dos Reis. Os estagiários estarão todas as segundas-feiras, no período da tarde, atendendo os pretendentes à adoção no Fórum de Dourados.

Esse trabalho irá auxiliar as pessoas que estão em processo de adoção a definir o perfil do filho desejado e os motivos que levaram ao desejo da adoção. Os acadêmicos de psicologia atuarão também com as famílias no estágio de convivência com as crianças e no o Núcleo de Pós Adoção, atendimento oferecido pelo Grupo de Apoio à Adoção de Dourados GAAD-Acolher.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.