​Comcex mobiliza população no dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de menores

Blitz na avenida Marcelino Pires chamou a atenção para o dia nacional de combate à exploração sexual de crianç... ()
Blitz na avenida Marcelino Pires chamou a atenção para o dia nacional de combate à exploração sexual de crianç... ()

O Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) realizou nesta quinta-feira (18), uma mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia de mobilização nacional de combate, motoristas e pedestres foram alertados e incentivados a apoiarem a causa.

A campanha traz a reflexão “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. O apoio é do Conselho Tutelar, Creas e Sest/Senat.

De acordo com Virginia Boschetti, coordenadora geral do Comcex na cidade, o receio quanto à denúncia dos casos ainda é a grande problemática. Ela ressalta sobre a prevenção das crianças e adolescentes, ponderando que os fatos devem ser comunicados aàs autoridades competentes, mesmo que sejam apenas suspeitas.

“O medo da denúncia contribui para que os casos de violência sigam, o que acontece muitas vezes por terem ocorrido de forma intrafamiliar. É preciso entender que precisamos proteger nossas crianças e adolescentes e denunciar, mesmo que em caso de suspeitas, pois, assim será apurada a situação corretamente, impedindo que essa situação aumente”, diz.

A coordenadora cita que o número de denúncias tem aumentado aos poucos. Para ela, é preciso seguir na abordagem da temática para alertar a todos.

“As pessoas têm se conscientizado mais quanto a denunciar, mas muito ainda precisa ser feito. Temos que trabalhar esse tema com todas as faixas etárias nos mais diversos locais”, cita.

Desde o início de maio, o Conselho tem realizado palestras nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), nas escolas e as blitze educativas.

Conforme Virginia, as ações seguirão, inclusive com divulgação em veículos de comunicação.

Instituições públicas ou privadas que contarem com interesse em receber as explanações sobre o tema podem entrar em contato via telefone do conselho: 3411-7144.

O contato também está disponível para denúncias desse tipo de crime. Também podem ser acionados: o ‘Disque 100’ em todo o Brasil e o 0800 647 0444 no Mato Grosso do Sul. Em Dourados, o Conselho Tutelar (3411-7140), Polícia Militar (190), Guarda Municipal (199) e Polícia Rodoviária Federal (181).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.