Comerciantes alertam sobre pesquisa de preço de materiais escolares realizada em Dourados

Durante o levantamento é apenas informado a variação do preço mais baixo para o mais alto encontrado no comércio, mas a marca do produto não é especificada.

  • Karol Chicoski
Proprietários de lojas de material escolar questionam a pesquisa feita pelo Procon de Dourados - (Arquivo: Agência Brasil)
Proprietários de lojas de material escolar questionam a pesquisa feita pelo Procon de Dourados - (Arquivo: Agência Brasil)

Comerciantes de Dourados fazem um alerta à população sobre a pesquisa realizada pelo Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor) feita na semana passada, onde mostra a variação de preços dos produtos nas papelarias da cidade, informado apenas a variação do preço mais baixo para o mais alto encontrado no comércio, mas a marca do produto não é especificada, sendo assim, por exemplo, o preço de um caderno pode ser mais baixo que o outro, mas as marcas são diferentes, o que não é justo na hora de divulgar o preço do produto se não está especificado. 

Raphael de Leon Serapião, proprietário de uma loja de material escolar no Centro, relatou para a reportagem da 94FM que a pesquisa é muito importante para os consumidores, já que mostra os valores dos materiais. Porém, apresenta insuficiência de informações importantes para que o objetivo seja alcançado de maneira satisfatória, pois a mesma não leva em consideração a marca do produto para que o consumidor consiga comparar a qualidade de maneira objetiva os produtos cotados.

Raphael explicou que não há uma fiscalização nas empresas cotadas para garantir que aqueles itens cotados realmente estarão disponíveis nas lojas ou por quanto tempo, pois sem informação do produto citado por completo, o cliente não tem acesso, muitas vezes, nem se o produto estará disponível no estoque. Ele disse que é impossível comparar valores dos produtos se não há informações suficientes.

"É como fazer cotação de preço de quilo de carne em açougues sem obedecer critérios importantes de qual tipo seria, causando disparidades absurdas de preços comparativos de estabelecimentos do segmento e causando impacto negativo em empresas que citam produtos de diferentes qualidades, e o pior, confundir a população, pois não há informações suficientes para saber se os preços praticados são baratos ou caros, ou se simplesmente está comprando menos ou mais ou de melhor qualidade ou pior. Portanto, mesmo que a intenção do órgão seja a melhor possível, no final, o consumidor terá que analisar pessoalmente cada  loja", explicou.    

A importância em fazer a pesquisa de preço no próprio estabelecimento é muito importante, já que quando está no local, o consumidor tem a oportunidade de ver o material, perguntar e questionar, relatou o comerciante. "O cidadão deve estar atento sobre a qualidade da ferramenta que os alunos usarão para o aprendizado. A economia deve ser feita, mas dentro da relação custo/benefício de algo tão importante com relação direta a tão citada educação".

O comerciante relatou ainda que a pesquisa feita pelo Procon, há vários anos, exige que os lojistas coloquem marca, mas não divulgam quando lançam na mídia, nem quantidade de itens no estoque, nem detalhes mais necessários para que haja um comparativo assertivo de cotação do material. Ele também disse que não há fiscalização para defender o consumidor de mal uso destas pesquisas por parte do lojista, pois abre espaço para tornar desta pesquisa uma propaganda que talvez venha a prejudicar o cliente.


Comentários
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  • Robson

    Robson

    Só acho que uma reportagem pra ser levada tão a sério deveria colocar o posicionamento de ambas partes e não apenas de uma.Ah... Esse canal de notícias tem se tornado mais um jornalzinho de acusações com intenções políticas do que informativo sério... trabalhe mais fale menos! estamos de olho!

  • Carlos

    Carlos

    Citar marcas, valores e o estabelecimento é importante. Se não seria inútil para o consumidor a pesquisa.

  • toninho

    toninho

    Condordo pesquisa tem que trazer a marca pesquisada sem sitar estabelecimento.