Comércio teme queda nas vendas porque prefeitura não realizará ‘Dourados Brilha’
Determinação judicial proibiu a utilização de dinheiro público na decoração natalina que seria feita durante o mês de dezembro na cidade

O comércio da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul manifestou preocupação quanto à possibilidade de quedas nas vendas de fim de ano em consequência da não realização do "Dourados Brilha 2017". Esse evento tradicional que seria realizado de 8 a 24 de dezembro foi barrado pela Justiça, que proibiu a aplicação de dinheiro público na decoração.
Leia também:
-Prefeitura confirma que acatará decisão judicial que barrou o 'Dourados Brilha'
Em nota conjunta, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista) afirmaram lamentar o cancelamento do evento "que nos últimos anos contribuiu sobremaneira para atrair consumidores à cidade na melhor época de vendas para o comércio".
QUEDA NAS VENDAS
"A preocupação é que sem os atrativos haja menos motivação para que os douradenses e visitantes de outras cidades da região prestigiem o comércio local. Isso pode provocar redução nas vendas e, consequentemente, no giro econômico proporcionado ao município", pontuaram as entidades, acrescentando que "entre janeiro e outubro deste ano houve uma queda de 30% no volume de pedidos de informações ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indica um número menor de consumidores que foram às compras".
Por considerar que "diante deste cenário, as vendas de Natal se tornam ainda mais importantes para os lojistas", Aced, CDL e Sindicom lançaram pedido aos lojistas de Dourados para que "deixem suas vitrines ainda mais atrativas, para que o nosso comércio contribua para deixar a cidade mais bonita e manter vivo o espírito natalino".
CONVÊNIO BARRADO
No dia 1º de novembro a Prefeitura de Dourados divulgou que receberia do Governo do Estado R$ 100 mil para realização do "Dourados Brilha 2017" por meio de convênio firmado com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
Mas o MPE-MS (Ministério Público Estadual) acionou o Judiciário com "objetivo impedir a aplicação de vultuosa quantia em dinheiro para a realização de evento festivo, enquanto a população douradense padece de serviços dignos de saúde, educação, segurança, habitação, saneamento básico universal, dentre outros serviços de caráter obrigatório e absolutamente essenciais, mas que não têm sido tutelados pelos requeridos".
E o juiz José Domingues Filho, titular da 6ª Vara Cível da Comarca, determinou ao Município de Dourados, ao Estado de Mato Grosso do Sul e à Sanesul a imediata suspensão de todos os efeitos do convênio e do contrato 195/2017 firmado para a realização do evento "Dourados Brilha 2017", até julgamento final da ação.
Confira a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
As entidades que representam o setor empresarial de Dourados lamentam o cancelamento do Dourados Brilha, evento que nos últimos anos contribuiu sobremaneira para atrair consumidores à cidade na melhor época de vendas para o comércio. A preocupação é que sem os atrativos haja menos motivação para que os douradenses e visitantes de outras cidades da região prestigiem o comércio local. Isso pode provocar redução nas vendas e, consequentemente, no giro econômico proporcionado ao município.
Vale lembrar que entre janeiro e outubro deste ano houve uma queda de 30% no volume de pedidos de informações ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indica um número menor de consumidores que foram às compras. Diante deste cenário, as vendas de Natal se tornam ainda mais importantes para os lojistas.
Além disso, entendemos que o movimento de douradenses e visitantes da região para prestigiar a programação é uma oportunidade para as manifestações artísticas e culturais, proporcionando a valorização da cultura regional. Para as famílias, e, especialmente para as crianças que assistiam e se apresentavam, o lúdico da festa ajuda a manter viva a imagem do Natal.
Diante do exposto, a Aced, CDL e Sindicom pedem aos lojistas que deixem suas vitrines ainda mais atrativas, para que o nosso comércio contribua para deixar a cidade mais bonita e manter vivo o espírito natalino.
Que juntos, consigamos manter viva a mensagem de paz, amor, fraternidade e união que a data proporciona com a vida que se renova no Natal.
ACED
Associação Comercial e Empresarial de Dourados
CDL
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Dourados
SINDICOM
Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados