Comércio teme queda nas vendas porque prefeitura não realizará ‘Dourados Brilha’

Determinação judicial proibiu a utilização de dinheiro público na decoração natalina que seria feita durante o mês de dezembro na cidade

Decoração natalina não poderá ser feita com dinheiro público (Foto: A. Frota/Arquivo)
Decoração natalina não poderá ser feita com dinheiro público (Foto: A. Frota/Arquivo)

O comércio da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul manifestou preocupação quanto à possibilidade de quedas nas vendas de fim de ano em consequência da não realização do "Dourados Brilha 2017". Esse evento tradicional que seria realizado de 8 a 24 de dezembro foi barrado pela Justiça, que proibiu a aplicação de dinheiro público na decoração.

Leia também:

-Prefeitura confirma que acatará decisão judicial que barrou o 'Dourados Brilha'

Em nota conjunta, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista) afirmaram lamentar o cancelamento do evento "que nos últimos anos contribuiu sobremaneira para atrair consumidores à cidade na melhor época de vendas para o comércio".

QUEDA NAS VENDAS

"A preocupação é que sem os atrativos haja menos motivação para que os douradenses e visitantes de outras cidades da região prestigiem o comércio local. Isso pode provocar redução nas vendas e, consequentemente, no giro econômico proporcionado ao município", pontuaram as entidades, acrescentando que "entre janeiro e outubro deste ano houve uma queda de 30% no volume de pedidos de informações ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indica um número menor de consumidores que foram às compras".

Por considerar que "diante deste cenário, as vendas de Natal se tornam ainda mais importantes para os lojistas", Aced, CDL e Sindicom lançaram pedido aos lojistas de Dourados para que "deixem suas vitrines ainda mais atrativas, para que o nosso comércio contribua para deixar a cidade mais bonita e manter vivo o espírito natalino".

CONVÊNIO BARRADO

No dia 1º de novembro a Prefeitura de Dourados divulgou que receberia do Governo do Estado R$ 100 mil para realização do "Dourados Brilha 2017" por meio de convênio firmado com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

Mas o MPE-MS (Ministério Público Estadual) acionou o Judiciário com "objetivo impedir a aplicação de vultuosa quantia em dinheiro para a realização de evento festivo, enquanto a população douradense padece de serviços dignos de saúde, educação, segurança, habitação, saneamento básico universal, dentre outros serviços de caráter obrigatório e absolutamente essenciais, mas que não têm sido tutelados pelos requeridos".

E o juiz José Domingues Filho, titular da 6ª Vara Cível da Comarca, determinou ao Município de Dourados, ao Estado de Mato Grosso do Sul e à Sanesul a imediata suspensão de todos os efeitos do convênio e do contrato 195/2017 firmado para a realização do evento "Dourados Brilha 2017", até julgamento final da ação.

Confira a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

As entidades que representam o setor empresarial de Dourados lamentam o cancelamento do Dourados Brilha, evento que nos últimos anos contribuiu sobremaneira para atrair consumidores à cidade na melhor época de vendas para o comércio. A preocupação é que sem os atrativos haja menos motivação para que os douradenses e visitantes de outras cidades da região prestigiem o comércio local. Isso pode provocar redução nas vendas e, consequentemente, no giro econômico proporcionado ao município.

Vale lembrar que entre janeiro e outubro deste ano houve uma queda de 30% no volume de pedidos de informações ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o que indica um número menor de consumidores que foram às compras. Diante deste cenário, as vendas de Natal se tornam ainda mais importantes para os lojistas.

Além disso, entendemos que o movimento de douradenses e visitantes da região para prestigiar a programação é uma oportunidade para as manifestações artísticas e culturais, proporcionando a valorização da cultura regional. Para as famílias, e, especialmente para as crianças que assistiam e se apresentavam, o lúdico da festa ajuda a manter viva a imagem do Natal.

Diante do exposto, a Aced, CDL e Sindicom pedem aos lojistas que deixem suas vitrines ainda mais atrativas, para que o nosso comércio contribua para deixar a cidade mais bonita e manter vivo o espírito natalino.

Que juntos, consigamos manter viva a mensagem de paz, amor, fraternidade e união que a data proporciona com a vida que se renova no Natal.

ACED

Associação Comercial e Empresarial de Dourados

 CDL

Câmara dos Dirigentes Lojistas de Dourados

SINDICOM

Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sharon

    Sharon

    Exato! Primeiro devem ser sanadas as demandas urgentes. Em contrapartida de não ser a prefeitura a arrumar o centro a Associação dos comerciantes deveria exigir da prefeitura descontos em impostos em seus estabelecimentos para todo aquele que ajudar a iluminar. ;)

  • Márcio

    Márcio

    Falou e disse, Dora e entre tantos outros que opinaram aqui, quer ponharem luz sobre duas quadras a Weimar ou desce duas da Marcelino , que tá precisando faz horas, outra é saúde tô até agora esperando uma cirurgia e nada , minha mulher também e aí como fica depois INSS pra encosta é outra luta, como diz DORA comerciante tinha o enteresse e ajudava a fazer e a acontece , mas agora querem o dinheiro público, do povo , arrecadaram mais do que o ano passado e tá faltando, decretos assinado costureiras, carpinteiros pintores e tanto outros, para paga pra trabalhar e sem ter um atendimento adequado na saúde, nem segurança , professores a mercê de um sistema falido que só que pra eles mesmos, e pra não fugi do assunto é isso mesmo a maioria dos comerciantes alí tem seus médicos particulares, nos não , pede pra um deles ir no UPA, hu, Pam , postinho de saúde .....e por aí vai ....

  • CARLOS

    CARLOS

    QUEDA DE VENDAS NADA QUE TEM QUE COMPRAR VAI COMPRAR DO MESMO JEITO, COM ENFEITES OU SEM ENFEITES.....

  • Rayden

    Rayden

    Não tem como fazer festas com a Barroza com uma folha de mais de 33 milhões mensais. Haja teta e leite...

  • Anna

    Anna

    Falou tudo ROGGER !!! Os empresários se unindo vai ser um Natal mais que Brilha!!! Será Dourados Brilhante, holofotes espalhados pela cidade!!! O loKo meu!!!

  • Rogger

    Rogger

    SE É DE TANTO INTERESSE DOS COMERCIÁRIOS ASSIM PORQUE NAO SE JUNTA COM A ASSOCIAÇÃO DELES E FAZ O DOURADOS BRILHA QUE ELES TANTO QUER. SE CADA LOJISTA DECORASSE A FRENTE DE SUA LOJA JA ESTAVA DE BOM TAMANHO. VAI COMPRAR LUZINHA DE NATAL NA BIG QUE ESTA BARATO.

  • BOCA LIVRE

    BOCA LIVRE

    ENGRAÇADO É QUE NOS ANOS ANTERIORES A MAIOR PARTE DAS VERBAS VINHA DE DOAÇÕES DO SETOR EMPRESARIAL/COMERCIAL E NÃO DO PODER PUBLICO. O QUE HOUVE FOI FALTA DE INTERESSE E FALTA DE VONTADE REALIZAR O EVENTO.

  • Ana

    Ana

    N ira acontecer o evento por incompetência dela msma, sem contar que ja pagamos ate agr 9 milhões de impostos a mais que o ano passado e é engraçado que a dona prefeita vive falando que a prefeitura n tem verba e com um monte de cargo comissionado sem verba.

  • Regi

    Regi

    Concordo com vc Dora..... É lamentável !!!!!!

  • Miguela Ribeiro

    Miguela Ribeiro

    Reclama para prefeita,disse tanto que ñ tinha verba para isso p/aquilo deu no que deu.....O tiro saiu pela culatra.......

  • Anna

    Anna

    É muito triste a situação que Dourados esta passando e tudo isso é por mal planejamento. Cade os nossos impostos? E as multas que arrecadaram? Se tudo fosse repassados corretamente teríamos pelo menos o suficiente pra manter a educação, saúde, segurança, pavimentação e o lazer da população. Mas infelizmente que vai tomar fumo somo nós!!! Que triste a cidade sem iluminação natalina, sem o coral das crianças na Praça!!!

  • Dora

    Dora

    Os comerciantes estão preocupados com $$$$ que vão ganha. Os familiares deles não estão lá HV no UP OS PACIENTES ONCOLOGICOS OS RENAIS CRÔNICO ele não devem ter nenhum famíliar nesses lugares ou aguardando vaga para o HU. Eles tem planos de saúde ne? Engraçado Dourados tem que brilha na Saúde, Educação, na Segurança, nos buracos ai por diante.....