Conselheiros tutelares e dos direitos da criança da região se reúnem em Dourados

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados (Semas), promove capacitação para conselheiros tutelares e conselheiros de direitos do CMDCA para 11 municípios da região da Grande Dourados.
O “II Ciclo Estadual e Debate Sobre as Práticas dos Conselhos Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente”, está sendo realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal e reúne conselheiros da Grande Dourados. O evento teve início na noite de segunda-feira (14) e prossegue durante toda esta terça, dia 15, com palestras, debates e oficinas sobre os temas que envolvem o dia a dia dos conselheiros.
Na noite do dia 14, além da abertura oficial, houve uma abordagem com a palestrante Auzenir de Jesus Caetano, auditora fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Dourados e membro da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Dourados. Ela discorreu sobre o tema em questão. Já nesta terça pela manhã foram realizadas oficinas simultâneas e debates.
Segundo a diretora de Departamento de Gestão do SUAS, Graziela Gonçalves, o encontro oportuniza aos conselheiros tutelares apresentarem suas dificuldades e obterem propostas de soluções nos enfrentamentos com as crianças, adolescentes e familiares envolvidos no processo de acompanhamento dos Conselhos Tutelares. “A proposta é realizar capacitações que promovam novos conhecimentos e preparar os conselheiros para realizarem com êxito suas funções”, resume.