Conselho de saúde alega que HU recusa pacientes por falta de lençóis

Cerca de 20 leitos da enfermaria do HU estão vagos, mesmo assim, direção não recebe novo pacientes, afirma o conselho

  • Alexandre Duarte

A matéria veiculada pelo portal de notícias da 94FM no último sábado (08), que relata o sofrimento de uma família que luta por uma vaga de UTI para um idoso doente, desencadeou uma série de investigações por parte da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde. Para tentar resolver este e outros problemas, conselho convocou uma reunião.

'Se meu pai morrer sem atendimento levarei o corpo para a rampa da prefeitura', diz filha (veja vídeo)

A nova presidente, Berenice de Oliveira Machado Souza, contou à reportagem que após receber a reclamação da família do idoso José Vieira de Souza, foi até o HU (Hospital Universitário) verificar se realmente não havia vaga para o paciente. “Chegando lá eu me surpreendi, só nas enfermarias eu constatei neste final de semana um total de 20 vagas livres. Na UTI havia seis vagas disponíveis, mesmo assim, o hospital coloca dificuldade para receber novos pacientes”, relatou.

Berenice disse que em conversa com funcionários do hospital, um dos motivos pelos quais os pedidos de internação são negados, seria a falta de lençóis e outras roupas de cama. “Essa falta de vergonha na cara já dura mais de dois anos. Quando entrei na UTI me deparei com pacientes que já estavam relativamente bem, que já poderiam ir para a enfermaria e liberar a vaga para outras pessoas. Mas os médicos disseram que não podem liberar por não haver vaga na enfermaria”, explicou.

Segundo Berenice, o HU seria a origem da maior parte dos problemas que acometem o setor da saúde pública em Dourados. “Ao passo que eles negam atendimento, o Hospital da Vida, que tem uma estrutura pequena é sobrecarregado, ai acontece o que já estamos cansados de saber”, complementou.

Ainda conforme a presidente do conselho, a falta de produtividade do HU é notória para qualquer um que for até o local conferir. “Basta você chegar lá que nem parece um hospital, não tem gente, não tem movimento. Mas experimentar ir no Hospital da Vida que a realidade é outra, é aquele caos”, disse.

Reunião

Para tratar dos problemas da saúde pública em Dourados, o Conselho Municipal de Saúde convocou para a próxima quarta-feira (12), uma reunião pública, com a participação da população, Ministério Público, direção dos hospitais e representantes da prefeitura.

A reunião será realizada na sede do conselho, na Rua Hilda Bergo Duarte, 222, Jardim Caramuru. Mais informações através do telefone 67 3411-7145 ou pelo e-mail [email protected].

Conselho

A nova presidência do conselho tomou posse na última sexta-feira (07). Berenice garante que está na função para trabalhar e fazer a diferença. “Não vou ficar atrás de uma mesa, não assumi esse cargo para fazer relatórios mentirosos e já avisou os demais conselheiros que quem não quiser me acompanhar, está no lugar errado”, afirmou.

Berenice é técnica de enfermagem e formada em serviço social. Trabalha no setor da saúde há mais de 30 anos e também é pós graduada em gestão de saúde. Ela garante que está disposta a lutar contra quem ou o que for preciso para poder melhorar a saúde pública no município.

A redação tentou contato com a diretoria do Hospital Universitário, como também com a assessoria de comunicação da entidade, porém, até o fechamento deste texto não havia conseguido estabelecer diálogo.