Contrato de R$ 1 bilhão para ferrovia entre Maracaju e Dourados é assinado

Projeto de estrada de ferro de 76 quilômetros tem expectativa de gerar 18.376 postos de trabalho (diretos, indiretos e efeito-renda) na região da Grande Dourados

Estrada de ferro com 76 quilômetros de extensão deve ligar Maracaju a Dourados (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)
Estrada de ferro com 76 quilômetros de extensão deve ligar Maracaju a Dourados (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)

A Ferroeste, concessionária da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., assinou nesta quinta-feira (9), em Brasília, o contrato com a União para construir uma estrada de ferro de 76 quilômetros de extensão entre Maracaju e Dourados, no interior de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, esse ramal ferroviário para ligar o maior produtor de grãos sul-mato-grossense ao município onde estão instaladas usinas capazes absorver parte importante da produção estadual de soja e milho tem projeção de investimento de R$ 1,20 bilhão.

Essa é uma das propostas apresentadas no âmbito do programa federal Pro Trilhos,  que visa estimular a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização.

No caso do ramal ferroviário entre Maracaju e Dourados, é previso que sejam gerados 18.376 postos de trabalho (diretos, indiretos e efeito-renda) na região da Grande Dourados.

Pro Trilhos
Programa Federal Pro Trilhos teve nove contratos assinados hoje (Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura)


No dia 17 de setembro, o Ministério da Infraestrutura já havia tornado público no Diário Oficial da União o aviso de autorização para a Ferroeste construir e explorar Estrada de Ferro localizada entre os municípios de Maracaju e Dourados, em Mato Grosso do Sul, pelo prazo de 99 anos.

Aquela publicação detalhava ainda que o Processo SEI n° 50000.025747/2021-81 seguiria para continuidade da instrução processual.

Outro projeto da empresa Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A visa leiloar a concessão da Nova Ferroeste na Bolsa de Valores do Brasil (B3), sediada em São Paulo, no primeiro trimestre de 2022.

O projeto desse ramal ferroviário com 1.285 quilômetros de extensão para ligar Maracaju até Paranaguá, no litoral paranaense, onde fica o maior porto exportador do agronegócio brasileiro, já foi apresentado para grupos empresariais de diversos países.


Comentários
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  • EDUARDO

    EDUARDO

    Tinha que declarar livre a construção de ferrovias para a empresa que quisesse! Nada de outorga e nada de politicagem, intermediários, suspeitas de privilégios etc! Quanto mais livre os investimentos mais progresso e emprego geram!

  • EDUARDO

    EDUARDO

    Tinha que declarar livre a construção de ferrovias para a empresa que quisesse! Nada de outorga e nada de politicagem, intermediários, suspeitas de privilégios etc! Quanto mais livre os investimentos mais progresso e emprego geram!