Crise na saúde foi destaque no ano de 2012 em Dourados

Um dos grandes problemas enfrentados no Hospital da Vida é a grande demanda, crescente a cada ano

  • douradosagora

Praticamente a beira do colapso, a saúde pública de Dourados passou por diversas crises no ano que terminou. Dourados pecou no atendimento à saúde e durante o ano de 2012 vários foram os problemas nos postos de saúde e hospitais públicos, com destaque ao Hospital da Vida, que mantém pacientes nos corredores e não oferece condições adequadas de trabalho aos profissionais que lá atuam, conforme já divulgado pela imprensa, denúncia da própria direção clínica da unidade.

A saúde pública na cidade foi considerada como 'ineficaz' pelo Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul (CRM/MS) após visitas técnicas nos hospitais da Vida e Universitário. O assunto ganhou repercussão no Estado.

Um dos grandes problemas enfrentados no Hospital da Vida é a grande demanda, crescente a cada ano. A unidade é referência em urgência e emergência na região sul do Estado, com um total de 800 mil habitantes. Com deficiência para atender pacientes da própria cidade, Dourados recebe diariamente pessoas de municípios vizinhos. Problemas de gestão e de falta de recursos emperram a saúde.

O próprio Hospital da Vida foi palco de protestos da população em 2012. Com cartazes e narizes de palhaço, familiares de pacientes cobraram melhorias no atendimento. Até os médicos ameaçaram demissão em massa caso as condições de trabalho não melhorassem. Pouco foi feito e a unidade continua do mesmo jeito.

Na saúde básica a situação não foi e não é diferente. Faltam materiais como luva e curativos em alguns postos, motivo de reclamação de profissionais da saúde. A marcação de exames também foi e continua sendo outro problema crônico. O agendamento de uma endoscopia, por exemplo, passa de um ano. Há pacientes que estão na fila de espera há quase dois.

No ano de 2012 um fato inusitado chamou a atenção em um posto do Jardim Ouro Verde. Uma paciente foi esquecida na sala de inalação. Os funcionários foram embora e ela teve que pedir socorro pela janela.