Decreto assinado por Délia proibindo gastos para 2018 atinge saúde e educação de Dourados

Conforme o decreto, fica vedada qualquer licitação e compromissos financeiros com recursos próprios, a partir do dia 10 de novembro deste ano.

  • Karol Chicoski
Decreto proíbe a Prefeitura de Dourados assumir compromissos financeiros para o ano de 2018 -- (Foto: reprodução/A.Frota)
Decreto proíbe a Prefeitura de Dourados assumir compromissos financeiros para o ano de 2018 -- (Foto: reprodução/A.Frota)

Foi publicado no Diário Oficial de ontem (31), decreto que proíbe a Prefeitura de Dourados assumir compromissos financeiros para o ano de 2018. Conforme o decreto, fica vedada qualquer licitação e compromissos financeiros com recursos próprios, a partir do dia 10 de novembro deste ano. 

Assinado pela prefeita Délia Razuk (PR), o decreto afirma ainda a redução de 10% da transferência da administração municipal para a saúde e para a educação, além da diminuição de 20% nas despesas com pessoal e manutenção do órgão.

As unidades orçamentárias terão até o dia 10 deste mês para encaminharem à Secretaria Municipal de Fazenda os saldos de empenho passíveis de cancelamento e para o Setor de Licitações as justificativas de anulação de empenhos para providências dos termos de supressão, anulação ou encerramento dos contratos que deverão ser elaborados até 29 de dezembro de 2017.

Crise na administração municipal

Neste ano a prefeita já admitiu não ter dinheiro para negociar com os educadores municipais e alegou crise na saúde de Dourados. Com o decreto assinado ontem, o segundo mandato de Délia como prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, também deve ser marcado por dificuldades financeiras.

Suposto documento da prefeitura

Um suposto documento oficial da Prefeitura de Dourados está circulando nas redes sociais e gerando protesto dos servidores. Nele, informa que o funcionário terá que abrir mão do pagamento das férias e receber o abono somente quando a situação financeira da administração municipal se estabilizar

Mostra nesse suposto documento que o funcionário deverá assinar um contrato, concordando em tirar as férias no período solicitado e abrir mão do abono, por enquanto, e receber futuramente, quando a prefeitura tiver possibilidade financeira.

Salário atrasado

No mês passado, parte dos funcionários da Educação municipal reclamou do atraso de pagamento, referente ao mês de setembro. Conforme os servidores, Délia Razuk anunciou o escalonamento, passando os dias de cada mês que o pagamento deveria ser realizado, porém, de acordo com trabalhadores, a prefeita não está cumprindo o calendário que havia prometido. O pagamento foi realizado dias após o acordo. Mas, conforme os servidores, o atraso ocorre todo mês.

Educadores insatisfeitos

No dia 24 de outubro foi realizada a votação do projeto que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, na Câmara de Vereadores de Dourados. Projeto da prefeitura, que altera o PCCR foi aprovado no ano de 2016 com o voto da própria Délia quando era vereadora.

O projeto foi aprovado por 13 votos a favor e seis contrários. Apenas Alan Guedes (DEM), Daniela Hall (PSD), Elias Ishy (PT), Marçal Filho (PSDB), Madson Valente (DEM) e Olavo Sul (PEN) votaram contra a proposta.

Foram três tentativas até conseguir dar seguimento à votação do projeto. Durante os três dias, educadores lotaram o plenário com apitos para protestar.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • MARILDA

    MARILDA

    E MUITO TRISTE ISSO, ESSA MANIPULAÇÃO, SEM MEDIDA E FIM, SO ORO PARA QUE O SENHOR TENHA PIEDADE DE NOS

  • Larico

    Larico

    Isso é manobra da querida PREFEITA, pois no máximo ela vai mandar meia duzia de DGAs embora, pra dizer que cortando pessoal, e não vai poder contratar mais ninguém, nem os APROVADOS EM CONCURSO, que aguardam a tão sonhada nomeação, e que sim, tem as vagas, pois nem todos assumiram quando da nomeação, ficando as vagas em aberto, por causa desse mesmo decreto, simples assim. E tudo acaba em PIZZA, como sempre. Até quando o MP vai permitir essas manobras que so beneficiam a Elite. #foraDélia, chega.

  • Lucelia

    Lucelia

    Cortar gastas saúde e educação? O q educação sua mulher pensa?os netos educação sua hospedagem tem plano de saúde ne pagam escola particular o povo q se dane..Tinha q fazer com ela o q fizerao com Ari tirar urgente

  • Santo

    Santo

    vai exonerar cargos DGA???? Facão já a Barroza não aguenta mais