Dengue avança em Dourados e cidade tem 5 novos casos confirmados por dia

Com sete mortes causadas pela doença neste ano, Dourados é cidade do Estado com segundo maior número de vítimas fatais, atrás só da Capital

Dengue teve cinco novas confirmações por dia em uma semana (Foto: A. Frota)
Dengue teve cinco novas confirmações por dia em uma semana (Foto: A. Frota)

Divulgado nesta quarta-feira (26), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde revela que a dengue continua avançando em Dourados. Até hoje, já foram apuradas 3.465 notificações suspeitas e 1.470 casos confirmados, com sete mortes. Em uma semana, as confirmações laboratoriais da doença atingiram a média de cinco por dia. 

Na maior cidade do interior do Estado, as vítimas fatais da dengue neste ano foram um menino de 11 anos em 22 de março, uma mulher de 58 anos no dia 26 daquele mês, uma idosa de 87 anos em 2 de abril, outra mulher, de 41 anos, dia 2 de maio, um idoso de 80 anos no dia 7 e outro homem, de 68 anos, dia 14 daquele mesmo mês, além de uma idosa de 73 anos em 7 de junho.

No comparativo com o boletim epidemiológico anterior, com dados até 19 de junho, Dourados teve 35 novas notificações suspeitas e mais 36 casos confirmados da doença. Em todo o Mato Grosso do Sul, as notificações até hoje somam 43.268 e as confirmações 20.775.

Com 73 de seus 79 municípios classificados com alta incidência de dengue, quando os casos passam de 300 para cada grupo com 100 mil habitantes, neste ano o Estado já amarga um saldo de 24 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. São oito vítimas fatais confirmadas em Campo Grande, sete em Dourados, três em Três Lagoas, uma em Maracaju, uma em Ponta Porã, uma em Corumbá, uma em Costa Rica, uma em Coxim, e uma em Amambai.

Cidade do interior do Estado com maior número de vítimas fatais, Dourados está em estado de emergência desde o dia 15 de abril por causa da dengue, por força de decreto assinado pela prefeita Délia Razuk (PR). Contudo, um mês depois o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) tornou públicas duas multas aplicadas à prefeitura por causa de terrenos pertencentes ao município em que foram encontradas condições propícias à proliferação do Aedes Aegypti. (clique aqui para ler mais)

Esse mosquito também é transmissor do Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado em 19 de junho, a primeira doença tem cinco notificações e dois casos confirmados em Dourados, enquanto a segunda já acumula 37 suspeitas e 9 confirmações. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Pedro

    Pedro

    O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) tambem ja havia comunidado em nota que o quadro de agentes esta muito desfalcado lembra,? E a prefeita não está nem aí pro que está acontencendo pois ate ela levou multa do CCZ.