Desde que 2019 começou, Detran-MS já contabiliza 67 acidentes em Dourados

Quatro pessoas que estavam em motocicletas e teriam sido atingidas por veículos pesados, como caminhões e carretas, morreram nos oito dias recentes

Motociclistas têm sido principais vítimas de acidentes de trânsito em Dourados (Foto: 94FM/Arquivo)
Motociclistas têm sido principais vítimas de acidentes de trânsito em Dourados (Foto: 94FM/Arquivo)

Desde o início do ano, Dourados já contabiliza 67 acidentes de trânsito, conforme números que constam no banco de dados atualizado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Conforme já revelado pela 94FM, num intervalo de oito dias entre o final de janeiro e início de fevereiro, quatro pessoas morreram. Todas as vítimas fatais estavam em motocicletas e foram atingidas por veículos pesados, como caminhões e carretas. 

De acordo com as estatísticas do Detran em Números, 39 acidentes não tiveram vítimas, 27 deixaram feridos e apenas um resultou em óbito. Isso porque, dos casos fatais apurados neste ano, em apenas um deles os envolvidos morreram antes que o socorro chegasse. Em outros dois casos, houve resgate e encaminhamento ao Hospital da Vida, onde as mortes ocorreram.

O Detran revela ainda que 64 dos acidentes de trânsito registrados em Dourados neste ano ocorreram no perímetro urbano. Outros três foram na zona rural. A maior parte, 28, diz respeito às colisões transversais, quando um veículo atinge a lateral de outro. 16 foram colisões laterais, 11 colisões traseiras, e 4 colisões frontais. Houve ainda dois engavetamentos, dois tombamentos, um atropelamento de pedestre, uma queda de pessoa, um choque (Batida em um veículo parado ou outro objeto fixo na via, como poste e árvore, por exemplo), e outra ocorrência não especificada.

Com uma frota de 150.979 veículos, a maior parte (117.624) de passageiros, seguida por de carga (19.338), Dourados teve números crescentes de acidentes nos dois anos recentes. Foram 578 em 2017 e 797 em 2018, segundo o Detran-MS. Em 2019, até agora foram 720 ocorrências em todo o Estado, a maioria, 467, em Campo Grande. Terceiro colocado nesse ranking estadual, Três Lagoas contabiliza 41 casos neste ano.

MORTES

air Ferreira dos Santos, de 43 anos, morreu em acidente no dia 28 de janeiro (Foto: Sidnei Bronka)
air Ferreira dos Santos, de 43 anos, morreu em acidente no dia 28 de janeiro (Foto: Adilson Domingos)


No mais recente caso de acidente com vítima fatal, ocorrido na manhã desta segunda-feira (4), Laercio Luiz de Oliveira, de 57 anos, que estava pilotando a moto, e sua esposa, Dirce Fernandes da Silva, de 52 anos, morreram na BR-463, perto do trevo que dá aceso ao município de Laguna Carapã.

O casal morava no Jardim Guaicurus, em Dourados, e teria sido atingido por uma carreta antes de perder o controle e colidir violentamente contra o guardrail que fica na lateral da pista. Esse acidente é investigado.

Casal morreu em acidente na BR-463 nesta segunda-feira, em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)
Casal morreu em acidente na BR-463 nesta segunda-feira, em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)

Na sexta-feira (1), Jhonatan Nunes de Oliveira, de 25 anos, morreu Hospital da Vida depois de sofrer acidente na Avenida Marcelino Pires. Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 15h, ele pilotava uma Moto Honda/Titan 125 Fan, cor preta, placa OOO-0312 de Campo Grande, quando nas proximidades da Vila Guarani, bateu no Volvo/260, branco, placa de Dourados, conduzido por Aldo de Jesus.

Jhonatan, com ferimentos na cabeça foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro ao Hospital da Vida. Depois do atendimento emergencial, permaneceu internado em estado grave, e por volta da 17h25, devido aos ferimentos, acabou falecendo. As autoridades policiais informaram que câmeras de monitoramento instaladas próximo ao local do acidente flagraram quando o caminhão saiu da faixa da direita para esquerda, por onde trafegava o motociclista, sem sinalizar.

Antes dessas três mortes, outro acidente fatal já havia sido registrado em Dourados no dia 28 de janeiro. Na ocasião, Nair Ferreira dos Santos, de 43 anos, morreu após ser socorrida e encaminhada ao Hospital da Vida em estado gravíssimo.

A 94FM apurou que ela seguida de moto pela Rua Coronel Ponciano quando, no cruzamento com a Rua Joaquim Teixeira Alves, o motorista de um caminhão, de 28 anos, virou à direita e atingiu a motociclista. Residente no Jardim Guaicurus, Nair foi parar embaixo do caminhão com graves lesões na cabeça. Mesmo socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em estado gravíssimo, ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com informações de Karol Chicoski , Sidnei Bronka e Adilson Domingos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.