Disque-lâmpadas só atua 6 horas por dia, de segunda a sexta, com oito eletricistas

Alvo de investigação aberta pelo MPE para apurar precariedade da iluminação pública em Dourados, secretário de Serviços Urbanos reconheceu déficit de servidores

Secretário de Serviços Urbanos diz que só oito eletricistas atuam no disque-lâmpadas, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30 (Foto: A. Frota)
Secretário de Serviços Urbanos diz que só oito eletricistas atuam no disque-lâmpadas, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30 (Foto: A. Frota)

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados conta com um serviço de disque-lâmpadas que dispõe de apenas oito eletricistas com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A informação foi repassada pelo próprio secretário municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, em investigação aberta pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para apurar as causas da precariedade do serviço de iluminação pública no município.

Leia também:
-Para resolver escuridão em Dourados, secretário apostava em licitação revogada

No dia 1º de outubro, durante reunião convocada pelo promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça da Cidadania da comarca, foi estabelecido prazo de 60 dias para o gestor municipal apresentar “relação completa de serviços empreendidos na área urbana de Dourados para a resolução da problemática referente á iluminação pública (sic)”, conforme a ata anexada ao Inquérito Civil n° 06.2018.00002451-8.

O procedimento aberto para “apurar as causas da precariedade do serviço de iluminação pública na cidade de Dourados, com prejuízo à segurança pública dos cidadãos”, foi motivado pelas queixas da população (veja abaixo) e estudos técnicos produzidos pela Guarda Municipal e pelo 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) que apontam localidades sensíveis em relação à segurança justamente por causa da escuridão.


Ciente de que o município já arrecadou R$ 10.854.801,54 desde o início do ano justamente com a Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública), uma tarifa embutida nas contas de energia elétrica distribuídas para os consumidores douradenses, o MPE pediu esclarecimentos aos gestores municipais.

Em ofício com data de 1º de outubro, o secretário de Serviços Urbanos alegou trabalhar diariamente dentro da capacidade. Além de informar que foram realizadas licitações para compra de materiais destinados às “manutenções em atraso”, às quais requereu prazo de 30 dias para conclusão, justificou quadro deficitário de servidores para o serviço.

“Ainda cabe destacar, que, atualmente, temos apenas quatro equipes com dois eletricistas cada para atender a todo o Município, trabalhando entre 7h30 até 13h30, realizando, em média 30 manutenções por equipe, num total de 120 por dia. Para resolver esse déficit estamos preparando licitação para a contratação de mais quatro equipes que trabalharão em períodos alternados até as 22h. Estimamos que, se todo o trâmite licitatório transcorrer sem nenhum percalço, até dezembro /2018 estas equipes já estarão trabalhando, o que, ao nosso rever, resolve os problemas com a manutenção da rede de iluminação pública”, afirmou Joaquim Soares. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Marlon

    Marlon

    A culpa não são dos eletricista nem motoristas a culpa é da prefeitura que não contrata mais gente, e sempre esta faltando material vcs acham q 4 homens dão conta de trocar todas as lampas de dourados e região sozinhos ? Essa atual administração foi o maior cavalo de troia que Dourados já teve, fez uma campanha falando da saúde e da educação as pessoas acreditaram nas promessas, depois q entraram so vem sucateando cada dia mais a nossa cidade

  • Aguinaldo

    Aguinaldo

    Mentira não são 8 eletricista mas sim 4 eletricista e 4 motoristas pode ver nas ruas sempre um que sobe e o de baixo so fica no celular.... Isso é um pouca vergonha 4 eletricista para dourados e municípios em volta, todo mundo pode falar o que quiser mas quando Tetila era prefeito, tinha varias equipes e cidade nunca estava nas escuras, praças parques, desde que o tetila saiu da prefeitura a iluminação publica e as podas de arvores viraram um caus

  • valeria

    valeria

    O bairro Harrison de Figueiredo esta as escuras a um bom tempo, enquanto isso to mes pagamento a tal taxa de iluminação publica, palhaçada neh!!!1

  • Vailto Guilherme

    Vailto Guilherme

    Liguei para pedir pra trocar a lâmpada que estava queimada a atendente perguntou quantas lâmpada avia queimada na rua da minha casa e quantos poste avia falei que não ia sai para contar só queria que resolver meu problema parque eu estava pagando pelo serviço e todo mês vinha cobrando um abisordo fiquei 6 meses pagando sem o serviço prestado no escuro isso é um abisordo é uma máquina de dinheiro chuva ou sol temos que pagar serviço uma me_da?

  • Heliba ribeiro

    Heliba ribeiro

    Que vergonha desde o dia 17 fevereiro aguardo a troca de uma lâmpada frente minha casa que só acende de vez e quando e também qdo acendo alumia.encima de um galho que em fevereiro também pedi inúmeras vezes p censura vir cortar até hoje.descaso total com o povo que paga os vossos salários.desculpas e mais desculpas inventada a maioria das rua vive no escuro. Minha vizinha tem um ano esperando.a troca da lâmpada frente sua casa

  • José Silva

    José Silva

    Rua Ponta Porã Jardim Guanabara a população paga a conta 2 vezes porque paga na conta de energia e ainda tem que instalar luminárias na própria casa para iluminar a via. Insegurança causada pelo descaso. As contas estão em dia, não tem justificativa para não trocar 1 lâmpada e 1 reator.

  • Ingrid

    Ingrid

    6 horas por dia, sentados tomando tereré... pq estou há mais de 3 meses esperando que troquem as lampadas na frente da minha casa, que passei mais de 1 mes ligando e pedindo encarecidamente que trocassem!1!