Para resolver escuridão em Dourados, secretário apostava em licitação revogada

Afirmação foi feita pelo titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ao Conselho Gestor da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública

Licitação de lâmpadas de LED revogada era aposta de secretário para resolver escuridão em Dourados (Foto: A. Frota)
Licitação de lâmpadas de LED revogada era aposta de secretário para resolver escuridão em Dourados (Foto: A. Frota)

A ata da sexta reunião ordinária do Conselho Gestor da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), realizada no mês passado, revela que a escuridão nas ruas de Dourados pode seguir sem solução. Naquela oportunidade, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, apontava como meio para resolver esse problema uma licitação milionária que acabou revogada pela prefeita Délia Razuk (PR). 

Leia também:
-Secretário afirma que loteamentos não são prioridade para iluminação pública
-MPMS apura irregularidade em serviço de iluminação pública em Dourados

Publicado na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial do Município, o documento detalha as conversações ocorridas no dia 16 de agosto, na secretaria. Na ocasião, participaram conselheiros que fiscalizam a aplicação dessa receita municipal, embutida nas contas de energia elétrica, responsáveis por render R$ 10.854.801,54 aos cofres públicos somente neste ano.

Conforme a ata, o secretário e presidente do conselho, Joaquim Soares, “ressaltou que o déficit na prestação de serviço da iluminação será resolvido com a conclusão da compra de novos materiais e pela instalação das lâmpadas de LED, no entanto dependem dos processos licitatórios, em andamento”.

Ata do Conselho que fiscaliza aplicação da Cosip foi divulgada no Diário Oficial do Município (Foto: Reprodução)
Ata do Conselho que fiscaliza aplicação da Cosip foi divulgada no Diário Oficial do Município (Foto: Reprodução)

No entanto, o Pregão Presencial nº 100/2018, que visava contratar empresa para execução integral da reordenação luminotécnica do sistema de iluminação pública, com lâmpadas de LED no quadrilátero compreendido pelas ruas Ponta Porã e Cuiabá (Norte-Sul), e Azis Rasslem e Francisco Luís Viegas (Leste-Oeste), foi revogado pela prefeita no dia 11 de setembro.

Na sessão realizada dia 5, a empresa GTX Serviços de Engenharia e Construção, com sede em Campo Grande, havia vencido a disputa com proposta de R$ 18,5 milhões pelo trabalho. Embora tenha sido habilitada para prestar o serviço, a chefe do Executivo desistiu da contratação alegando necessidade de economizar. (clique aqui para ler mais)

Esse procedimento licitatório era a grande aposta do responsável pelos Serviços Urbanos, que apontava “a implantação da LED” como economia de material, “já que nos 20(vinte) meses de mandato foram utilizados materiais que havia em depósito”.

Ainda de acordo com a ata, Joaquim Soares afirmou que “as lâmpadas da Avenida Marcelino Pires estão com problemas técnicos, pois logo após colocadas, já perdem sua luminosidade, devido ao material que rapidamente fica fosco ou por estarem derretendo. Todavia, com as lâmpadas de LED, haverá padronização e melhorará a luminosidade, bem como, com a garantia de 5 (cinco) anos para a durabilidade destas, acabará trazendo mais tranquilidade a esse respeito”.

Questionado por Demetrio Siqueira Cavalcante, titular e representante da União Douradense das Associações de Moradores de Dourados – UDAM, sobre a já anunciada contratação de quatro equipes para atuarem no reparo da iluminação pública, o secretário municipal e presidente do Conselho “respondeu que o processo licitatório está em andamento”.

O conselheiro questionou ainda “se haverá déficit da prestação de serviços da iluminação pública com a chegada do fim do ano devido às comemorações natalinas, pois, como de costume, na Avenida Marcelino Pires, faz o uso de lâmpadas ornamentais, necessitando de equipes para realização dos serviços”, ao que “Joaquim respondeu que irá trabalhar para amenizar o mais breve possível, pois existe recurso, então irá depender da agilidade do processo licitatório”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Jonathan Avaro

    Jonathan Avaro

    Boa noite ! Marçal sou seu apoiador e ouvinte, porém me desculpe em dizer que cidade esta ruim sim! Mas fica aqui a minha pergunta , onde não está?

  • Junior

    Junior

    Acho que essa licitação para a troca de toda iluminação é fraude só p ter um desvio, como que tem dinheiro p uma licitação dessa sendo que não trocam nem as lâmpadas queimadas e falam que é por falta de mão de obra e materiais, não seria mais fácil economizar trocando as lâmpadas queimadas por nova ao invés de falar que vai trocar toda iluminação pública.