Dourados completa 31 dias sem chuva

Nuvens carregadas que resultam em chuva não aparecem em Dourados há 31 dias, segundo a Embrapa Agropecuária Oeste (Foto: Arquivo/94FM)
Nuvens carregadas que resultam em chuva não aparecem em Dourados há 31 dias, segundo a Embrapa Agropecuária Oeste (Foto: Arquivo/94FM)

Dourados completa 31 dias sem chuvas nesta terça-feira (19), conforme informado pelo Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. A mais recente ocorrência, com apenas 1 milímetro, foi no dia 18 de agosto, uma sexta-feira de garoa fina.

Leia também: 

-Mesmo sem chuvas, Dourados registrou ocorrência de 20 raios no final de agosto

-Calorão bate novo recorde em Dourados

-Dourados tem menor índice de umidade relativa do ar desde o início de 2017

De acordo com os dados apurados pela estação meteorológica em atividade desde 1979 na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, ao longo dessas quase quatro décadas nunca houve registro de setembro completamente seco.

Contudo, julho passado transcorreu sem que caísse qualquer gota d'água dos céus em Dourados, também de acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste. Situação semelhante, com índice pluviométrico zerado, não ocorria desde 1988.

No Portal Climatempo, que disponibiliza previsões climáticas a partir de análises feitas por satélites, há indicativo de 20% de probabilidade de chover 1 milímetro em Dourados no sábado (23), outros 80% de 6 milímetros no domingo (24) e mais 60% de 8 milímetros na segunda.

Segundo o Boletim Guia Clima da Embrapa, apesar da seca atual, a chuva média mensal apurada em Dourados nos meses de setembro desde 1979 chega a 102.0 milímetros. São 5.4 milímetros a mais do que os 96.6 milímetros esperados para os dois meses anteriores juntos - 49.6 milímetros em julho e 47.0 milímetros em agosto.

No contraponto dessas estatísticas, agosto passado foi mais chuvoso do que o esperado. Seus 47.0 milímetros de média histórica mensal foram superados, com o registro total de 64.2 milímetros de água vinda dos céus.

No entanto, desde o dia 18 de agosto Dourados não tem registro de chuvas. Essa secura toda, somada a altas temperaturas, tem provocado extremas climáticos. Na sexta-feira (15), a cidade teve o menor nível de umidade relativa do ar desde que 2017 teve início, 14% às 12h10. Um dia antes, na quinta-feira (14), ocorreu o maior calorão, quando às 13h38 os termômetros atingiram máxima de 37.6ºC.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.