Dourados continua sem doses da vacina contra a gripe

Em MS, o público-alvo representará 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis.

  • Karol Chicoski
A expectativa é de que a campanha seja retomada nesta terça-feira em Dourados -Foto: A. Frota
A expectativa é de que a campanha seja retomada nesta terça-feira em Dourados -Foto: A. Frota

As unidades básicas de saúde de Dourados continuam sem doses da vacina contra a influenza. A expectativa, segundo informou o setor de imunização do município à reportagem da 94FM na manhã nesta segunda-feira (30), é de que nesta terça-feira (30) a campanha seja retomada. 

A campanha começou na terça-feira (24) e, por causa da grande procura, na quinta-feira (26), já não havia mais vacinas nos postos de saúde do município.  

De acordo com o governo de MS, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (27), um novo carregamento com 100 mil doses da vacina contra a Influenza, que serão distribuídas aos 79 municípios de MS. Na semana passada, MS já havia recebido 140 mil doses.

No total, o Ministério da Saúde vai enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas em 14 remessas.

Em MS, o público-alvo representará 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis.

Campanha em Dourados

Na terça-feira e na quarta (25) da semana passada, a imunização foi feita em idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Na quinta e nesta sexta-feira (27), a vacinação é direcionada para idosos entre 70 e 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Nesta segunda-feira (30) os atendimentos seriam direcionados aos idosos de 60 a 70 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

E nesta terça-feira, os atendimentos serão realizados aos profissionais de saúde da atenção secundária e terciária da rede pública e conveniadas, como também continuidade aos atendimentos aos bombeiros militares.

Outras fases da campanha

A segunda fase da campanha, que tem como público-alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde, está prevista para começar no dia 16 de abril.

A terceira fase deve começar no dia 9 de maio e terá como prioridade crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, que são as mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição, e adultos de 55 a 59 anos.

Sarampo

No mesmo período, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a campanha contra o Sarampo em pessoas de 20 a 49 anos.

Mortes por influenza no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do ano até o dia 14 de março, foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2) no Brasil. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida, estão a Bahia (40 casos e 3 óbitos) e o Paraná (20 casos e 5 óbitos). No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.