Marçal pede mutirão de troca de lâmpadas para pôr fim à escuridão

Dourados enfrenta escuridão mesmo com arrecadação milionária da Cosip

Marçal defende iluminação mais eficiente, como na rua Hayel Bon Faker
Marçal defende iluminação mais eficiente, como na rua Hayel Bon Faker

Diante da reclamação de moradores e de empresários, o vereador Marçal Filho (PSDB) pede à Prefeitura de Dourados a realização urgente de um mutirão de troca de lâmpadas. O vereador chama a atenção para a necessidade de rondas noturnas de inspeção para fiscalização de pontos apagados para resolver o problema que afeta a região central e bairros.

Recursos para a troca de lâmpadas não faltam. Em janeiro deste ano, conforme o Portal da Transparência da Prefeitura foi arrecadado R$ 1,4 milhão de Taxa de Custeio de Iluminação Pública (Cosip). O tributo vem embutido na conta de energia. No ano passado a arrecadação foi de R$ 14,6 milhões.

Mesmo com dinheiro em caixa, reclamações sobre demora de troca de lâmpadas chegam com frequência no gabinete de Marçal. O vereador lembra que a Cosip é uma arrecadação exclusiva para ser destinada à iluminação pública. "O serviço deveria ser de excelência, mas isso não vem acontecendo", questiona Marçal Filho, que irá pedir uma prestação de contas de cada centavo da aplicação milionária da Cosip.

O vereador tem solicitado desde o início do ano passado um mutirão para detectar ruas que enfrentam problema com a falta de iluminação pública. Também tem cobrado a melhoria da iluminação de espaços públicos como praças e parques, para permitir um maior conforto e contribuir para a segurança dos moradores e comerciantes.

Como forma de garantir mais economia aos cofres públicos e maior iluminação, Marçal ainda tem defendido a instalação de lâmpadas LED no lugar das incandescentes - amarelas. A Capital do Estado, Campo Grande, está em fase de implantação de LED e Corumbá já deu início a um moderno método. Dourados "engatinha" nesse processo, pois teve apenas uma audiência no final do ano passado, após constantes cobranças de Marçal.

O sistema de troca na cidade funciona através do "Disk lâmpada". É a população que liga na Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e pede a substituição. Mas esse processo não tem sido eficiente, devido à demora da realização do serviço.

Moradores têm recorrido a Marçal para reclamar de escuridão na cidade
Moradores têm recorrido a Marçal para reclamar de escuridão na cidade


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Estudante

    Estudante

    Região do Novo Horizonte, Indaia, Vila Roda (vila da onça), Guaicurus, Cachoeirinha, Esplanada, Pq Das Nações...vá a esses bairros a noite e observem como é precária a iluminação. Moradores sofrem. Atendimento do disck lâmpada é péssimo

  • Estudante

    Estudante

    Região do Novo Horizonte, Indaia, Vila Roda (vila da onça), Guaicurus, Cachoeirinha, Esplanada, Pq Das Nações...vá a esses bairros a noite e observem como é precária a iluminação. Moradores sofrem. Atendimento do disck lâmpada é péssimo

  • Santos

    Santos

    Vival dos Ypês e Esplanada são bairros que precisam de lâmpadas novas...as que tem só ocupam espaço no poste e não prestam! Ruas as escuras.Pago meus impostos e não tenho algo que é direito meu...ILUMINAÇÃO PÚBLICA É UMA VERGONHA

  • Silva

    Silva

    Região do Guaicurus é uma vergonha...se contarem os postes/lâmpadas, menos de 50% acende. Prefeita, vá até essa região a noite para você ver como é.Esse disk lâmpadas é péssimo, não funciona, geralmente deixam chamar até a ligação cair e quando o cidadão tem "sorte" é atendido por pessoas que dão um prazo que não é cumprido.Ligue em Novembro duas vezes e pedi o concerto e até agora...sinalizei postes e etc e nada! VERGONHA---

  • Eduardo

    Eduardo

    O Esplanada e Vival dos Ypês está uma vergonha.Deveriam andar pela cidade para ver como é. Parece que a adm pública não visita os bairros...Esses citados acima são residenciais novos e que ficam as escuras...só as luzes das avenidas funcionam. Perigo para os moradores.