Dourados passa a ter alta incidência de dengue e segunda morte é confirmada
Secretaria de Estado de Saúde revela que já foram 801 notificações e 255 confirmações de dengue em Dourados desde o início do ano

Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que Dourados entrou na lista de município com alta incidência de dengue, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Além disso, a morte de uma mulher de 57 anos, ocorrida no dia 27 de março, teve relação confirmada com a doença. Foi a segunda desde o início do ano na cidade.
Leia também:
-Quatro postos de saúde estendem horário de atendimento em Dourados
Com dados contabilizados até hoje, o levantamento mostra que já foram 801 notificações e 255 confirmações de dengue na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Em todo o Estado, até agora são 18.636 casos notificados, 7.916 confirmados, e nove óbitos (4 em Campo Grande, 3 em Três Lagoas, e os dois de Dourados).
Em Dourados, são duas as vítimas fatais da dengue desde que 2019 começou.
Nicolas Lima H. Ferruzzi, de 11 anos, que faleceu na madrugada de 22 de março no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). A criança havia dado entrada no Hospital Santa Rita na terça-feira (19) já em estado gravíssimo e precisou ser transferida ao HU, onde permaneceu na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva), mas não resistiu e morreu.
No dia 26 de março, houve o falecimento de uma mulher de 58 anos no Hospital da Vida. Esse segundo caso já indicava suspeita de dengue, o que foi confirmado após análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) de Mato Grosso do Sul.
Das demais mortes provocadas pela dengue no Estado, houve em Campo Grande a de um idoso de 72 anos em 27 de janeiro, outro de 78 anos em 14 de março, uma criança de cinco anos em 25 de fevereiro, e um bebê de apenas um ano em 28 de março. Em Três Lagoas as vítimas fatais foram uma mulher de 56 anos em 10 de fevereiro, uma idosa de 76 anos em 13 de fevereiro, e um idoso de 79 anos em 25 de março.
Chikungunya
Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a febre Chikungunya tem sete casos confirmados em Dourados neste ano e 33 notificações, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Essa doença teve surto constatado no município durante 2018.