Dourados registra queda no número de notificações de dengue em 2017

Dourados registrou 104 casos suspeitos de dengue em 2017. Somente na primeira semana de janeiro do ano passado, a cidade registrou 270 suspeitas, uma redução significativa.

  • Karol Chicoski
Do total das notificações, 12 situações foram confirmadas da doença. Apenas cinco ocorrências estão aguardando... ()
Do total das notificações, 12 situações foram confirmadas da doença. Apenas cinco ocorrências estão aguardando... ()

Desde janeiro de 2017 até hoje (19), Dourados registrou 104 casos suspeitos de dengue. Do total, 12 situações foram confirmadas da doença. Apenas cinco ocorrências estão aguardando resultado.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento não teve nenhuma suspeita ou confirmação de vírus da zika e febre chikungunya neste ano.

Os dados apontam ainda uma redução significativa de notificações da doença no ano passado. Somente na primeira semana de janeiro de 2016, a cidade registrou 270 suspeitas.

Ainda de acordo com os dados de 2016, no total foram 5.124 casos suspeitos de dengue, resultando em 3.620 situações confirmadas da doença. Dos casos, três levaram à morte do paciente.

Apesar da redução de notificações da doença, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, é importante que a população tenha consciência, realizando a limpeza dos locais para não acumular água e ligando para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone 3411-7753 para informar sobre os focos encontrados.

Multas

Se for encontrado foco em algum local, o proprietário será multado, seja em residências, terrenos baldios ou em comércios.

Para evitar a dengue

Para evitar a dengue e outras doenças, é preciso ter cuidado com a higiene, mantendo os quintais limpos, piscinas tratadas, limpeza das calhas, limpeza nos bebedouros de animais ou qualquer outro objeto que possa acumular água.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.