Dourados tem alerta para ventos fortes e temperatura despenca quase 12 graus

Logo no início da tarde, às 13h30, maior cidade do interior do Estado havia registrado mais elevada sensação térmica do dia, de quase 39 graus

Ventos de 33 quilômetros por hora vieram acompanhados de mudança brusca do clima, com queda acentuada de temperatura (Foto: Franz Mendes/Reprodução)
Ventos de 33 quilômetros por hora vieram acompanhados de mudança brusca do clima, com queda acentuada de temperatura (Foto: Franz Mendes/Reprodução)

A Embrapa Agropecuária Oeste divulgou alerta para ocorrência de ventos fortes na tarde desta quinta-feira (18) em Dourados. Às 14h51 foram registradas rajadas com velocidade de até 33 quilômetros por hora. Essa ventania ocorreu em meio a uma brusca mudança climática que fez a temperatura cair quase 12 graus num intervalo de apenas uma hora.

Conforme o Boletim Guia Clima, atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, às 14h07 foram apurados 36.0ºC na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Logo após as 15h os termômetros passaram a registrar 24.1ºC, com céu nublado.

Na quarta-feira (17) a Embrapa já havia registrado ventos com velocidade de 37 quilômetros por hora em Dourados, às 12h. Classificado como “forte” ontem e também hoje, quando chegou a 33 quilômetros por hora, passa a ser “muito forte” entre 41 e 50 quilômetros por hora, “fortíssimo” de 51 a 60 km/h, “ventania” de 61 a 75 km/, “vendaval” de 76 a 100 km/e atinge seu extremo, “tornado”, acima de 101 km/h.

“A escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10). Neste site os Alertas de Ventos Fortes são emitidos quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h (categoria Forte, escala 5) ou superior”, esclarece a Embrapa Agropecuária Oeste.

Também hoje, Dourados registrou o terceiro recorde consecutivo de calor na semana. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, a sensação térmica chegou ao seu índice máximo, até agora, às 13h30, quando os termômetros apuraram 38.7ºC. Ontem, esse índice havia sido de 38.2ºC, às 14h, e na terça-feira (16) de 35.9ºC, às 14h45.

De acordo com as classificações por níveis de risco à saúde humana, o calor excessivo de terça foi de “atenção” e nos dois dias recentes passou para “muita atenção”, de acordo com os alertas divulgados pela Embrapa através do Boletim Guia Clima, atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade deste 1979 no município.

Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”. “O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha o Boletim Guia Clima, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.