Dourados tem três casos suspeitos de coronavírus
No total, são monitorados 14 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso do Sul.
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul divulgou novo balanço dos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no Estado, com dados atualizados até ontem (3). No total, são monitorados 14 casos suspeitos em MS, sendo três em Dourados, um em Ponta Porã e dez em Campo Grande.
Duas das pessoas suspeitas que moram em Dourados estavam na Itália. A outra não saiu do Brasil, porém, teve contato com alguém que esteve naquele país.
Em Ponta Porã, a vítima viajou para Tailândia com escala na China e Alemanha.
Das dez vítimas de Campo Grande, oito estavam na Itália, uma na Coreia do Sul e uma na Alemanha
Segundo a Secretaria, desde o dia 25 de janeiro foram registradas 21 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Sete casos foram desconsiderados para Covid-19. Ao todo, quatro foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, e três foram descartados por serem diagnosticados com influenza A.
Atualmente, dos 14 casos em investigação, cinco estão no Laboratório Lacen em Campo Grande para a realização de exames preliminares para Influenza e mais oito tipos de vírus respiratórios. Nove já passaram pelo exame de triagem e foram enviados para Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios, incluindo o novo coronavírus (2019-nCOV).
Leia também:
Dourados define Hospital da Vida ou HU para isolar suspeitas de coronavírus
Casos confirmados no Brasil
Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus. Os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália. O total de casos suspeitos no Brasil totalizou 488. Até o momento, 240 casos foram descartados no país.
Mortes causadas pelo novo coronavírus
Autoridades de saúde informaram que o número de mortos na China continental chegou em 2.981, e pessoas infectadas 80.270.
Transmissão do coronavírus
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Sintomas do coronavírus
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.