Dourados teve média de 14 confirmações de dengue por dia durante a semana

Já as notificações suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti somam 4.670 atualmente, 99 a mais do que as 4.571 apuradas no levantamento anterior

Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: André Bento)
Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: André Bento)

Dourados teve uma média de 14 novos casos confirmados de dengue desde a quarta-feira da semana passada. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, até 14 de agosto eram 2.384 confirmações, número que saltou para 2.487 nos dados consolidados hoje (21).

Já as notificações suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti somam 4.670 atualmente, 99 a mais do que as 4.571 apuradas no levantamento anterior. A maior cidade do interior do Estado manteve estável o número de vítimas fatais, que neste ano foram sete.

Em todo o Mato Grosso do Sul, que tem 74 de seus 79 municípios classificados com alta incidência de dengue, quando os casos passam de 300 a cada grupo de 100 mil habitantes, essa doença acumula 29.699 casos confirmados e 52.544 notificados.

Os óbitos de sul-mato-grossenses somam 26 neste ano. Foram sete ocorridos em Dourados, oito em Campo Grande, três em Três Lagoas, um em Maracaju, um em Ponta Porã, um em Corumbá, um em Costa Rica, dois em Coxim, um em Amambai e um em Miranda.

Em Dourados, a primeira vítima fatal foi um menino de 11 anos, que faleceu em 22 de março. No dia 26 daquele mesmo mês houve a morte de uma mulher de 58 anos. Em abril faleceu uma idosa de 87 anos, no dia 4. Maio teve três óbitos em Dourados, uma mulher de 41 anos no dia 2, um idoso de 80 anos no dia 7, e outro homem, de 68 anos, no dia 14. Uma idosa de 73 anos morreu em 7 de junho.

Desde o dia 15 de abril Dourados está em estado de emergência por causa da dengue. A medida consta em decreto publicado naquela mesma ocasião pela prefeita Délia Razuk (sem partido).

Mesmo assim, um mês depois a prefeitura foi multada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) porque foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti em dois imóveis pertencentes ao município. (clique aqui para saber mais)


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.