Elias Ishy afirma que em algumas regiões o IPTU irá aumentar mais de 200%

Projeto de autoria do executivo foi aprovado pela Câmara de Vereadores em caráter de urgência na última segunda-feira

  • Alexandre Duarte

Na última segunda-feira (12), a Câmara de Vereadores de Dourados aprovou um projeto de autoria do executivo que altera os valores cobrados no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Dos 12 vereadores, apenas dois votaram contra o projeto. Segundo um dos contrários, o vereador Elias Ishy (PT), em algumas regiões o aumento será superior a 200%.

Em entrevista à 94fm Dourados, o vereador do Partido dos Trabalhadores disse que o projeto de mais de 500 páginas chegou à câmara no dia 07 deste mês e foi aprovado em caráter de urgência no dia 12. “Simplesmente não houve tempo para avaliar o projeto, enfiaram de goela abaixo. A pressão era muito forte para que fosse aprovado, antes que o fato se tornasse público”, reclamou.

Ishy disse que a justificativa do prefeito era de que os valores estão defasados, pois não havia aumento desde 2005. “Não é exatamente assim, todo ano o valor é reajustado com base na inflação. Segundo meus cálculos desde 2005 o IPTU já subiu mais de 30%, só com base no reajuste pela inflação. O que a prefeitura quer é aumentar ainda mais”, explicou.

Sem explicação

O vereador explicou também que tentou fazer com que a casa avaliasse o projeto com mais calma, mas não obteve êxito, já que os colegas demonstravam uma inexplicável pressa em votar o texto o mais rápido possível. “Precisamos de explicações técnicas, para entendermos os critérios do aumento. Ninguém explicou o motivo pelo qual essa ou aquela região teve determinado aumento. Tivemos apenas algumas breves e vazias explicações políticas por parte do Zito. Mas não era para ter sido assim, o problema foi que os vereadores deixaram acontecer. Apenas eu e o Cido Medeiros votamos contra”, reiterou.

De acordo com Ishy, o ideal seria que o extenso projeto fosse avaliado com muita cautela pelo legislativo. “Um projeto dessa magnitude não poderia ser aprovado dessa forma. Na minha opinião o primeira passo era saber se realmente existe a necessidade de um reajuste, e se existisse a necessidade, de quanto deveria ser o aumento”, complementou.

Aumentos abusivos

Ishy afirmou que em algumas regiões da cidade, como no Parque Alvorada, há casos no qual o acréscimo será superior a 200%. O vereador disse que os terrenos vazios foram os que sofreram os maiores reajustes, principalmente aqueles em áreas nobres. Já no bairro Água Boa, onde o reajuste foi menos abusivo, alguns contribuintes pagarão aproximadamente 35% a mais no próximo carnê do IPTU.

A idéia do vereador é de que o aumento poderia ser gradual, de modo a não onerar a população. “O aumento do IPTU é muito maior do que o reajuste anual de salário que tem a população. Isso naturalmente vai gerar dificuldades para alguns contribuintes quitarem o débito”, finalizou.