Em apoio aos indígenas de Sidrolândia, etnias de Dourados bloqueiam a MS-156

Indígenas afirmam que podem radicalizar o manifesto caso governo não resolva a situação dos indígenas de Sidrolândia

  • Alexandre Duarte

Indígenas de Dourados das etnias terena, guarani e caiuás, iniciaram na manhã desta terça-feira (04) um manifesto pacífico na rodovia MS-156, que liga Dourados à Itaporã. A pista foi fechada totalmente às 10h30. A ação tem por finalidade oferecer apoio aos indígenas de Sidrolândia, como também demonstrar a união entre os povos nativos da região.

Segundo uma das lideranças, Leomar Mariano, os indígenas de Dourados vão se solidarizar com a causa dos “irmãos” de Sidrolândia, que apesar da ordem de reintegração de posse, voltaram a ocupar a fazenda Buriti, onde na semana passada, um indígenas morreu durante conflito com a polícia. “Dependendo do que ocorrer em Sidrolândia, nós aqui vamos radicalizar. Vamos mostrar que estamos unidos.”, disse.

Outra liderança que coordenava o manifesto, Vilmar Martins Machado, diz que o culpado pelos recentes conflitos entre índios, polícia e fazendeiro é o governo federal, que segundo ele não tem força de vontade para resolver a questão. “Nós estamos apenas reivindicando um direito, não queremos tomar a terra de ninguém, queremos apenas que o governo pague os produtores rurais por suas benfeitorias e nos devolvam a área”, complementou.

Ainda segundo as lideranças, a pista será parcialmente liberada a cada 30 minutos, pois os indígenas entendem que é injusto ferir o direito de ir e vir de outros cidadãos.