Em Dourados, 80% dos casos de abuso sexual em crianças e adolescentes acontecem no núcleo familiar

Em 70% dos casos de abuso sexual, as vítimas são crianças de até 11 anos de idade.

  • Karol Chicoski
90% das vítimas são do sexo feminino (Foto: reprodução Pixabay)
90% das vítimas são do sexo feminino (Foto: reprodução Pixabay)

O Conselho Tutelar de Dourados registrou 50 casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes no ano de 2017, sendo que na maioria das ocorrências, as vítimas eram indígenas.

A reportagem da 94FM apurou que, somente neste ano, quatro casos foram registrados no município, e segundo o Conselho Tutelar, esse número é  considerado alarmante.

A conselheira tutelar Alice Rocha explicou à reportagem que em Dourados são atendidas crianças e adolescentes até os 17 anos e 11 meses, e em 70% dos casos de abuso sexual, as vítimas são crianças de até 11 anos de idade, sendo que em 80% deles acontecem no núcleo familiar. Os dados informados à 94FM mostram ainda que, 90% das vítimas são do sexo feminino.

Crianças maltratadas pela família

A reportagem apurou ainda que, no ano passado, o Conselho Tutelar atendeu mais de mil denúncias envolvendo situações de maus-tratos, abandono intelectual, abandono afetivo e abandono material, que são considerados um crime de desamor, quando caracteriza-se pela omissão injustificada na assistência familiar. Todos eles ocasionados por questões de estrutura familiar/socioeconômica.

Trabalho do Conselho Tutelar

O trabalho do Conselho é averiguar os fatos. Conforme explicou Alice Rocha, ao receber a denúncia, é feita a diligência no intuito para apurar as ocorrências e colocar a vítima em proteção. Após o atendimento feito pelo Conselho Tutelar, são feitos os encaminhamentos caso seja necessário. "O Conselho tutelar não executa, ele requisita serviços, por isso a importância da rede de proteção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Vara da Infância, Ministério Público (MP), Saúde e Educação, trabalhar em parceria. O trabalho em rede diminui o ciclo de violência", explicou Alice.

Para fazer denúncias

Dourados conta com dois postos do Conselho Tutelar. Um fica localiza na Rua Mato Grosso, sentido Centro e aldeias, e atende nos telefones 99600-6145; 98468-61453411-7140, e o disque 100 na João Rosa Góes, 395, antigo prédio da prefeitura

Já o Conselho Tutelar Leste atende na Rua Mato Grosso, sentido bairro e distritos, e atende nos telefones 98401-26253424-3025,  e também no disque 100, na Rua Coronel Ponciano, próximo à prefeitura.

Saiba mais: Criança que morreu no Hospital da Vida pode ter sido espancada pelo tio de 12 anos

>>>> Como identificar possíveis sinais de abuso sexual em crianças?


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.