Em nota, médico diz que jovem morto após acidente não foi encontrado na UPA

Polêmica envolve a UPA 24 Horas de Dourados após morte de jovem que sofreu acidente de moto (94 FM)
Polêmica envolve a UPA 24 Horas de Dourados após morte de jovem que sofreu acidente de moto (94 FM)

A Prefeitura de Dourados divulgou nesta tarde de segunda-feira (15) uma nota sobre o caso do jovem Wesley Alves da Silva, de 19 anos, que teria morrido por negligência médica na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento Médico), conforme denúncia da família já divulgada pela 94 FM. Assinada pelo médico Antônio Flávio Bichofe, Diretor Técnico Médico da unidade, ela nega que a vítima tenha recebido alta médica antes de morrer.

Leia também: 

-UPA libera jovem acidentado e ele morre horas depois; família está inconformada

Conforme a nota, Wesley Alves da Silva deu entrada na UPA às 13h50 de sábado, levado pelo Corpo de Bombeiros, após sofrer acidente de moto, “sendo imediatamente recepcionado por médico plantonista, em área vermelha, onde recebeu o atendimento inicial, conforme preconizado por diretrizes internacionais (ATLS)”.

“Ao exame físico, evidenciaram-se agitação psicomotora e escoriações em membro inferior esquerdo. Paciente, ao ser questionado por profissional da equipe assistente, referiu queixa álgica em região lombar e cervical”, consta na nota, que acrescenta: “De imediato, foi encaminhado para a realização de exame radiográfico, analgesia e observação assistida”.

Ainda de acordo com o relato médico, às 15h45 o médico plantonista – que em momento nenhum da nota teve o nome divulgado - avaliou o exame solicitado e procedeu a reavaliação do enfermo. “Durante a realização do exame clínico, esse apresenta-se pouco colaborativo, comprometendo, portanto, a acurácia da avaliação do supracitado e, consequentemente a impressão diagnóstica do caso”.

Contrariando a versão da família da vítima, que acusou negligência médica e informou que Wesley foi liberado, a nota assinada pelo Diretor Técnico Médico da UPA diz que a equipe assistente foi orientada a manter o paciente sob seus cuidados e suporte até nova avaliação.

Essa nova avaliação, contudo, não ocorreu porque o paciente teria sumido, conforme a nota. “As 16h20, conforme registo em prontuário, médico plantonista não encontra o referido em sala de observação, tampouco atende à chamado nominal”.

Leia a nota na íntegra:

O corpo clínico médico da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Dr. Afrânio Martins, vem, pelo presente, informe, esclarecer as informações veiculadas através dos meios de comunicação referentes ao óbito do Sr. Wesley Alves da Silva.

A vítima foi admitida neste serviço, em 13.02.2016, às 13h50, trazido pelo Corpo de Bombeiros, com o relato de acidente automobilístico do tipo moto versus carro. Sendo imediatamente recepcionado por médico plantonista, em área vermelha, onde recebeu o atendimento inicial, conforme preconizado por diretrizes internacionais (ATLS).

Ao exame físico, evidenciaram-se agitação psicomotora e escoriações em membro inferior esquerdo. Paciente, ao ser questionado por profissional da equipe assistente, referiu queixa álgica em região lombar e cervical.

De imediato, foi encaminhado para a realização de exame radiográfico, analgesia e observação assistida.

As 15h45, médico plantonista avalia exame solicitado e procede a reavaliação do enfermo. Durante a realização do exame clínico, esse apresenta-se pouco colaborativo, comprometendo, portanto, a acurácia da avaliação do supracitado e, consequentemente a impressão diagnóstica do caso. Equipe assistente é orientada a manter o mesmo sob seus cuidados e suporte até nova avaliação.

As 16h20, conforme registo em prontuário, médico plantonista não encontra o referido em sala de observação, tampouco atende à chamado nominal.

Dourados, 15 de fevereiro de 2016.

Diretor Técnico Médico

CRM MS 6713

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.