Embrapa aponta frio no fim de semana e geada em junho na Grande Dourados
Pesquisadores indicam que deve haver queda de temperatura com índices abaixo de 10ºC

Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste reafirmaram a previsão de geada para junho na região sul de Mato Grosso do Sul, onde situam-se municípios da Grande Dourados. Além disso, indicam que neste final de semana deve haver queda de temperatura com índices abaixo de 10ºC, a exemplo do frio de duas semanas atrás, quando houve 5.8ºC no dia 8 de maio.
Em texto atribuído a Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz, são taxativos ao afirmarem que “uma nova onda de frio está a caminho e deverá chegar no próximo fim de semana”.
“A temperatura mínima prevista pelos diferentes institutos não converge, mas ao que tudo indica deverá proporcionar temperaturas inferiores a 10ºC. É cedo e incerto dizer se teremos geada nesta ocasião. Convém lembrar, que geadas em maio são raras na região sul de Mato Grosso do Sul”, pontuam.
Eles acrescentam “que as condições favoráveis à ocorrência de geadas acontecem quando as temperaturas, medidas no abrigo meteorológico das estações, ficam abaixo dos 4ºC. E outro detalhe: para que a geada seja de intensidade forte, é preciso ainda mais frio, sendo requeridas temperaturas abaixo de 1ºC”.
Em outro trecho do texto, citaram o sistema de previsão desenvolvido pela Embrapa capaz de prever com meses de antecedência a possibilidade de geada para decretarem que após revisão, o risco de ocorrer esse fenômeno climático em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul permanece alto.
“Considerando este monitoramento que foi realizado, as condições requeridas para a ocorrência de geada no mês de junho de 2020 não se alteraram significativamente, não justificando, portanto, a mudança da previsão”, pontuaram.
“A partir do monitoramento realizado pela Embrapa no período de dezembro de 2019 a maio de 2020, o Centro de Pesquisa volta a alertar que a alta probabilidade de ocorrer geada no mês de junho de 2020 nos municípios da região sul de Mato Grosso do Sul continua. Conforme a previsão indica, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96% e, além disso, a probabilidade de que esta seja forte também é alta, 74%”, detalham.