Embrapa aponta frio no fim de semana e geada em junho na Grande Dourados

Pesquisadores indicam que deve haver queda de temperatura com índices abaixo de 10ºC

Queda de temperatura deve ocorrer em Dourados no final de semana (Foto: Eliel Oliveira)
Queda de temperatura deve ocorrer em Dourados no final de semana (Foto: Eliel Oliveira)

Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste reafirmaram a previsão de geada para junho na região sul de Mato Grosso do Sul, onde situam-se municípios da Grande Dourados. Além disso, indicam que neste final de semana deve haver queda de temperatura com índices abaixo de 10ºC, a exemplo do frio de duas semanas atrás, quando houve 5.8ºC no dia 8 de maio. 

Em texto atribuído a Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello e Carlos Ricardo Fietz, são taxativos ao afirmarem que “uma nova onda de frio está a caminho e deverá chegar no próximo fim de semana”.

“A temperatura mínima prevista pelos diferentes institutos não converge, mas ao que tudo indica deverá proporcionar temperaturas inferiores a 10ºC. É cedo e incerto dizer se teremos geada nesta ocasião. Convém lembrar, que geadas em maio são raras na região sul de Mato Grosso do Sul”, pontuam.

Eles acrescentam “que as condições favoráveis à ocorrência de geadas acontecem quando as temperaturas, medidas no abrigo meteorológico das estações, ficam abaixo dos 4ºC. E outro detalhe: para que a geada seja de intensidade forte, é preciso ainda mais frio, sendo requeridas temperaturas abaixo de 1ºC”.

Em outro trecho do texto, citaram o sistema de previsão desenvolvido pela Embrapa capaz de prever com meses de antecedência a possibilidade de geada para decretarem que após revisão, o risco de ocorrer esse fenômeno climático em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul permanece alto.

Sistema desenvolvido pela Embrapa aponta previsão de geada com antecedência de meses (Foto: Reprodução)
Sistema desenvolvido pela Embrapa aponta previsão de geada com antecedência de meses (Foto: Reprodução)
Nesse caso, a análise é feita em duas etapas, com a previsão antecipada, a qual é concluída no mês de dezembro, e a reavaliação, que é feita através do monitoramento de critérios chave para o sistema de previsão até o mês de maio.

“Considerando este monitoramento que foi realizado, as condições requeridas para a ocorrência de geada no mês de junho de 2020 não se alteraram significativamente, não justificando, portanto, a mudança da previsão”, pontuaram.

“A partir do monitoramento realizado pela Embrapa no período de dezembro de 2019 a maio de 2020, o Centro de Pesquisa volta a alertar que a alta probabilidade de ocorrer geada no mês de junho de 2020 nos municípios da região sul de Mato Grosso do Sul continua. Conforme a previsão indica, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96% e, além disso, a probabilidade de que esta seja forte também é alta, 74%”, detalham.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.