Estudo da FGV indica que Dourados tem 39 mil habitantes com 60 anos ou mais

Publicação justifica ter como objetivo “ajudar o desenho de políticas para mitigar os efeitos mais graves da pandemia” do novo coronavírus (Covid-19)

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas aponta quase 40 mil douradenses com 60 anos ou mais (Foto: Rafael Wisley)
Pesquisa da Fundação Getulio Vargas aponta quase 40 mil douradenses com 60 anos ou mais (Foto: Rafael Wisley)

Divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Social), o estudo “Onde estão os idosos? Conhecimento contra o Covid-19”, indica que Dourados tem quase 40 mil habitantes com idades de 60 anos ou mais.  A publicação justifica ter como objetivo “ajudar o desenho de políticas para mitigar os efeitos mais graves da pandemia” do novo coronavírus (Covid-19).

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas idosas estão mais propensas a desenvolver um quadro severo da doença, e uma maior taxa de letalidade. Localizar os idosos é fundamental, dada a natureza mundial da crise do Covid-19 e a diferenciação de suas consequências nos diversos estratos sociais, econômicos e geográficos. O desafio é pensar global para agir local. Somos todos responsáveis pela proteção dos nossos idosos”, pontua.

Com dados de 2015 a 2020 do Data SUS (departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da ONU (Organização das Nações Unidas), o estudo disponibiliza um mapa interativo com os percentuais de habitantes por faixa etária.

Considerando a mais recente estimativa populacional divulgada pelo IBGE, referente ao ano de 2019, que aponta 222.949 habitantes em Dourados, foi possível verificar que os douradenses com 60 anos ou mais são 9.97% da população (aproximadamente 22,2 mil), com 65 ou mais são 6.43% (14,3 mil), e com 80 anos ou mais são 1.2% (2,6 mil). São mais de 39 mil moradores. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.