Família se revolta com morte de idosa por falta de vaga na UTI do HU (veja vídeo)

Filha da vítima relata que após cirurgia no estômago na noite de quarta-feira (12), a idosa ficou jogada em um sofá

  • Alexandre Duarte

A senhora Eva Ramos Araújo, 75 anos, morreu às 6h da manhã desta sexta-feira (14), no corredor do Hospital da Vida em Dourados. A vítima passou por uma cirurgia de risco no estômago na noite de quarta-feira (12). HV solicitou vaga na UTI do HU, que mais uma vez negou a internação. A idosa padeceu até a morte enquanto aguardava a vaga.

Segundo uma das filhas, Maria Carolina Ramos, a família reside no município de Naviraí, mas devido a complexibilidade do caso, precisou transferir a mãe para Dourados. “Primeiro a gente foi na Santa Casa de Naviraí, mas lá não conseguiram detectar o problema, então viemos para Dourados. Primeiro tentamos particular, para ver se resolvia, levamos ela no Hospital da Cassems, onde fizeram uns exames e descobriram que ela tinha uma úlcera que se rompeu. Mas como a cirurgia lá custava R$ 50 mil a gente não podia pagar, então viemos para o Hospital da Vida”, contou.

Maria disse que a mãe deu entrada no HV por volta das 18h de quarta-feira, e pouco mais de duas horas depois já estava na mesa de cirurgia. “Depois da cirurgia ela estava até bem, mas reclamava de muita dor. Não tinha onde ela ficar, jogaram em um sofá velho e fedido junto com outras pessoas, uns com tuberculose. Parece que a anestesia não funcionou direito, minha mãe falou que sentiu dor a cirurgia toda, sentiu até a cor do corte”, complementou.

O Conselho Municipal de Saúde foi avisado sobre o caso na noite de ontem (13). A presidente do conselho, Berenice de Oliveira Machado Souza, tentou falar com a diretoria do HV, mas até o fechamento deste texto não havia obtido resposta.

Veja o vídeo: