Fechado desde 2021, aeroporto segue sem prazo para reabertura em Dourados

Pista ainda precisa finalizar a sinalização e só depois receber a inspeção da Anac necessária para retomada das operações

Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado desde o dia 1º de maio de 2021 (Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)
Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado desde o dia 1º de maio de 2021 (Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados)

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, não tem prazo claro para reabertura. Fechado para obras de ampliação da pista de pouso e decolagens desde o dia 1º de maio de 2021, ainda precisa finalizar a sinalização e só depois receber a inspeção da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) necessária para retomada das operações.

Essas informações foram tornadas públicas na manhã desta sexta-feira (16) pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), que diante de diversas solicitações dos associados requereu esclarecimentos do Exército Brasileiro, responsável pela execução dos trabalhos.

Segundo a entidade de classe, os militares informaram que a obra está na etapa de sinalização horizontal e vertical da Pista de Pouso e Decolagem e de balizamento e sinalização horizontal da Taxiway A e do Pátio de Aeronaves antigo, sob responsabilidade da empresa contratada pela corporação militar.

Somente depois da conclusão desses serviços a Prefeitura de Dourados deve acionar a Anac e o Cindacta II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) para realização das inspeções necessárias para liberação do aeroporto da maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, polo de uma macrorregião composta por mais de 30 municípios cuja somatória populacional ultrapassa 900 mil habitantes.

“Foi dada prioridade para conclusão dos serviços da Fase Ar, principalmente a pavimentação da Pista de Pouso e Decolagem, que permitirá a reabertura do aeroporto. Tais serviços já foram concluídos e realizados os ensaios relacionados ao Comissionamento, que atestam que os serviços na Pista de Pouso e Decolagem foram executados de acordo com as normas vigentes”, relatou a Aced.

No entanto, para reabertura do aeroporto, ainda falta executar os serviços de sinalização horizontal e vertical da pista, bem como do pátio de Taxiway A, cujos projetos ainda estão em fase de análise pelo Cindacta II.

“Estima-se que até o final do mês de março toda pintura e sinalização das pistas e pátio estejam concluídos restando, para a abertura do aeroporto, a parte de Homologação pelo CINDACTA II e ANAC, a cargo da Prefeitura Municipal de Dourados”, prossegue, acrescentado que o prazo para conclusão da obra, incluindo a Fase Terra, foi prorrogado até 30 de junho de 2024.

Essa prorrogação ocorreu após decisão tomada durante reunião realizada em Dourados no dia 13 de setembro de 2023, com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil e do Exército Brasileiro.

Ainda de acordo com a Aced, a Prefeitura de Dourados relatou já estar em andamento o processo de homologação no Cindacta, porém, a visita técnica da Anac só pode ser feita após o Exército entregar a conclusão da sinalização.

Por fim, foi esclarecido que os trabalhos de revitalização do terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira estão 90% concluídos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.