Grávidas e pessoas com criança de colo terão estacionamento grátis em Dourados
Agência Municipal de Transporte e Trânsito definiu regras e documentos necessários para obtenção de cartões de identificação

Portaria publicada nesta quarta-feira (16) pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados prevê que gestantes e pessoas com criança de colo poderão ter direito a vagas gratuitas no estacionamento rotativo da cidade. Porém, foram estabelecidos critérios semelhantes aos já válidos para idosos e pessoas com deficiência.
Assinada pelo diretor-presidente, Carlos Fábio Serlhorst dos Santos, a Portaria Agetran nº 009/2019/AGETRAN detalha quais documentos são necessários para obter os cartões de identificação para vaga especial, que deverão ser exibidos sobre o painel, ou em local visível para efeito de fiscalização.
Tudo deve ser apresentado na agência, localizada no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, na Marcelino Pires, nº 3930, 1º andar, com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Gestantes devem apresentar laudo médico comprovando claramente a dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção em nome da requerente. Também é preciso levar a habilitação do condutor responsável, o documento do veículo a ser cadastrado, comprovante de residência em Dourados, e duas fotos ¾.
No outro caso, só é admitida uma pessoa com a credencial de responsável por crianças de até 18 meses de idade. Para obter esse cartão, é preciso levar à Agetran Certidão de Nascimento, habilitação do condutor responsável, documento do veículo a ser cadastrado, comprovante de residência em Dourados, e duas fotos ¾.
Também beneficiados com a isenção no estacionamento rotativo de Dourados, idosos devem levar à agência para obter o cartão, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento do veículo utilizado, comprovante de residência em Dourados e uma foto 3×4. O benefício é válido para pessoas com mais de 60 anos que conduzem carros”, detalha.
Pessoas com deficiência devem procurar a Agetran com RG, CPF, documento do veículo utilizado, comprovante de residência em Dourados, laudo médico atualizado que indique a deficiência e duas fotos 3×4. “Caso o portador de necessidades especiais não dirija o veículo que utiliza, deve ir até a Agência acompanhado da pessoa que dirige o carro para ele e o condutor deve apresentar sua CNH para o cadastro”, detalha a prefeitura.