HU e prefeitura de Dourados terão de realizar mais de 2.800 cirurgias de catarata

Ministério Público Federal já investigava a irregularidade desde 2012

  • Redação com Ministério Púb
HU e prefeitura de Dourados terão de realizar mais de 2.800 cirurgias de catarata

Uma antiga necessidade da população de Dourados, o mutirão para realização de cirurgias de catarata (facectomia), deve sair do papel depois da intervenção do Ministério Público Federal (MPF).
Um acordo intermediado pelo órgão garantiu a disponibilidade de 2.817 cirurgias, em até dois anos. Os cidadãos terão acesso às cirurgias através da Central de Regulação Municipal, que realizará o cadastro e encaminhamento dos pacientes.

O acordo foi firmado na Justiça Federal de Dourados na última quarta (12), pelo Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Município de Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Todas as cirurgias serão realizadas por médicos oftalmologistas a serem contratados pelo Município de Dourados mediante chamada pública. 1.000 cirurgias serão realizadas diretamente pelo Município com recursos transferidos pelo Estado de Mato Grosso do Sul; as outras 1.817 serão realizadas no Hospital Universitário, com recursos da UFGD, e com insumos fornecidos pelo próprio HU.

Promessas

Nas duas campanhas como candidato a prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB) se comprometeu em realizar mutirão de cirurgias que desafagoriam as filas nos hospitais públicos do município.
A cirurgia de catarata foi um dos procedimentos que ele garantiu dar acesso a população. Mas, o efetivo compromisso, só ocorreu depois da interferência do Ministério Público Federal.

A doença

Catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. Com a perda da transparência, menos luz chega à retina e a visão diminui. Conforme essa situação progride, transforma-se em catarata.

A doença atinge, comumente, pessoas com mais de 60 anos, que são o principal grupo de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2010, 348.386 procedimentos cirúrgicos de catarata foram realizados. A doença não tem prevenção e 90% das cirurgias são satisfatórias.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.